Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Robô inseto que cola em qualquer superfície por estática?

Por João Maia
Fonte: Popular Science

O MIT de Harvard está desenvolvendo o projeto de um micro robô que voa e adere a qualquer superfície usando a eletrostática como sua “cola”.


Para quem não lembra, a eletrostática e crida pelo atrito entre determinados matérias que podem acumular essa energia elétrica e que entre outras características tem a capacidade de atrair pequenos objetos ou partículas. Aquela velha experiência de esfregar uma flanela num pente de plástico e atrair pequenos pedações de papel. Pois bem, estes pequenos insetos robóticos podem fazer isso em superfícies como madeira, vidro e até em folhas de árvores e por aí vai. O vídeo abaixo mostra mais detalhes sobre estes pequenos robôs, que podem parecer inúteis, mas existes inúmeras aplicações realmente úteis para esses pequeninos. 

Imprimindo 3D em METAL no ar !

Por João Maia
Fonte: Extreme Tech

AS impressoras 3D realmente chegaram para ficar, mas a maioria delas usa plástico como material base de suas impressões. Essa nova tecnologia permite fazer isso com metal.


O projeto experimental desenvolvido pelo Wyss Institute em Harvard, usa nano partículas para fazer a impressão 3D no ar. A base é uma tinta de prata especial composta por nano partículas que são aquecidas na temperatura exata por um LASER programado para isso. Caso contrário, como a impressão é feita no ar, atinta escorreria. O vídeo abaixo mostra detalhes fascinantes desta nova tecnologia.



Com o desenvolvimento deste projeto,  para impressões 3D em metal, podemos dar adeus ao problema de peças de carro antigas, ou mesmo peças especiais para novos projetos. Agora e esperar alguns anos para que sua aplicabilidade seja prática e possível em nosso dia a dia. 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Campinha inteligente ligada ao seu Smartphone.

Por João Maia
Fonte: August

Está aí um equipamento diferente que achei bem útil para ajudar na segurança de sua casa.




Essa pequena campainha é interligada ao seu Smartphone podendo fazer um monitoramento de quem está a sua porta, mesmo você estando fora de casa. Com um desenho agradável e disponível em várias cores para combinar com a sua decoração externa, a campainha da August permite você ver, falar e interagir com a sua porta. O aplicativo que é instalado em seu telefone, ainda permite gravar todos os seus atendimentos com áudio e vídeo o que ajuda muito em casos de visitas indesejáveis. 

O vídeo abaixo, mostra mais detalhes de como essa campainha funciona. Seu preço é de US$ 200,00 dólares americanos e está disponível no mercado norte americano pelo site do fabricante August.

Luva levita pequenos objetos com o Som !

Por João Maia
Fonte: POP SCIENCE

Levitar objetos sempre foi o sonho de muitos cientistas. Agora esta tarefa ganha um aliado importante o som.


Vários tipos de sistemas usando ar, magnetismo, entre outros, propõem levitar objetos vencendo assim a força extraordinária da gravidade, pelo menos tentando. A Gauntlev é uma ferramenta, em forma de luva, capaz de levitar pequenas partículas usando um sofisticado sistema de som, projetado para tal façanha. Então não vá tentar fazer isso em casa usando os alto-falantes de seu sistema de som, pois não vai funcionar.  Embora em sua fase experimental no futuro ele poderá manipular objetos frágeis, mas nem tão frágeis assim, pois se forem sensíveis a estas ondas sonoras iram quebrar., objetos radioativos, material contaminado e por aí vai. Para o pessoal mais nerd abaixo vai um vídeo que mostra maiores detalhes sobre este equipamento.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Atenção Editores de Vídeo! Agora você pode contar com 96 TB de HD externo!

Por João Maia
Fonte: Extreme Tech

Pois é, com o advento do 4K, espaço de HD, para nossas máquinas é de extrema importância para armazenamento durante a edição.


A LaCie apresenta sua nova linha de RAIDs que podem facilmente chegar a 96 Tera Bits. O Linha de RAID 5 tem capacidade e armazenar até 100 horas de vídeo 4K em sua maior resolução. Além disso conta com uma estrutura extremamente robusta, confiável e veloz. O 12big, assim como é chamado este projeto da Lacie. Permite conexão fácil com a maioria das plataformas, mesmo que você edite em equipamentos portáteis como um Laptop Velocidade, hummm, de 2.400 a 1.200 MB por segundo.


Cada RAID pode ser configurado com tamanhos que variam entre 48TB,72TB E 96TB.

A Lacie ainda não divulgou o preço, acredito que para não matar ninguém do coração e nem a data exata do seu lançamento no mercado comum. Agora só resta esperar para levar o susto e resolver por um bom tempo seu problema de espaço para edição.

Knocki, transforma qualquer superfície em Inteligente!

Por João Maia
Fonte: Kickstarter

O Knocki é um dispositivo que tem a finalidade de poder fazer qualquer superfície se tornar um controle remoto por toque.


Com algumas limitações, este produto não deixa de ser interessante. Ele pode acionar TVs, Smartphones, ligar ou apagar luzes ou qualquer outra tarefa do gênero que você o programe. O vídeo a seguir explica um pouco mais sobre o produto.


Ainda em fase de receber doações no Site do Kickstarter, o Knocki vem gradativamente agregando simpatizantes a sua causa. Seu custo vai ficar por volta dos US$ 70,00 dólares americanos  e aos interessados é só dar uma olhada no site da  Kickstarter

Corrida de Nanocarros moleculares em pista de ouro congelado.

Por João Maia
Fonte: PM

A Nanotecnologia está cada vez mais deixando a teoria e a área da ficção científica para trás.


O centro Nacional de Pesquisa da França está patrocinando uma corrida bem diferente, trata-se da primeira corrida de Nanocarros do mundo. Vários países estão envolvidos: Alemanha, França, Japão, EUA. Cada carro tem sua estrutura montada átomo por átomo e segue regras de construção como qualquer outra federação automobilística do mundo. A pista é bem singular. É feita de ouro congelado a – 270 C e ainda fica no vácuo. Cada equipe está desenvolvendo as suas máquinas ou melhor micromáquinas, apostando em soluções que possam torna-las cada vez mais velozes. Para os amantes da velocidade a coisa pode ser meio entediante, pois como são extremamente minúsculos pequenas distâncias poderiam levar centenas de anos para serem percorridas. No vídeo a seguir, a equipe japonesa explica a importância deste projeto e os seus desafios.




A corrida vai durar dois dias e só posso dizer que vença o melhor piloto em seu carro molecular.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Midnight Special - Uma ficção com toques de aventura e no estilo CULT.

Por João Maia

Sinopse da WEB:

Alton (Jaeden Lieberher) é um garoto de oito anos que desenvolve poderes especiais, fazendo com que o pai (Michael Shannon) faça de tudo para protegê-lo. O que começou como uma corrida contra os religiosos extremistas e forças locais da lei, logo a notícia ganha proporções maiores, se espalhando pelos altos níveis do Governo Federal. O pai fará de tudo para proteger Alton e ajudar o mundo a ter um destino que pode mudá-lo para sempre.

Comentário:

Tendo um roteiro e certa forma previsível, este filme pode ser destacado por uma atuação de qualidade e efeitos especiais com o mesmo mérito. Midnight Special não é com certeza um Interestelar, mas deixa o espectador curioso para saber o que vai acontecer no final. A trama é bem conduzida e com uma boa fotografia, é um filme que pode ser recomendado. Nota 7

Desvendado os mistérios de Mercúrio

Por João Maia
Fonte: Popular Science

Em nosso sistema solar, embora nada mais seja do que a nossa sala de estar neste imenso Universo, começa lentamente a ser desvendado.

 

A missão Messenger da NASA, que iniciou seus trabalhos em 2015, começa a trazer seus primeiros resultados práticos. Entre eles podemos observar o fantástico mapa topográfico detalhado da superfície de Mercúrio. Entre algumas fantásticas informações, descobriu-se uma região vulcânica que é quase do tamanho do Brasil. Para um planeta de seu tamanho e algo realmente espetacular. Assim é dado o primeiro passo para conhecer melhor nosso irmão caçula, pelo menos em tamanho, em nosso sistema solar.

O revolucionário Teclado, sem teclas?

Por João Maia
Fonte: GeekGadgets

Pode parecer bem estranho, mas este teclado, sem teclas, pode ser o futuro das digitações em seus equipamentos móveis.



Ainda na sua versão beta, o TAP, assim como é chamado, possui sensores internos de movimento que permitem reconhecer as ações desejadas pelo usuário. Tem uma bateria interna que permite 4 horas de uso contínuo ou 72 horas em modo de espera. 


Mesmo observando o vídeo, não entendi muito como isso funciona, mas se for realmente prático de usar é uma boa opção, afinal você pode digitar em qualquer lugar ou superfície usando apenas uma mão. O vídeo a seguir mostra um pouco mais do TAP em ação. Agora é esperar para ver quanto isso vai custar.


segunda-feira, 16 de maio de 2016

JERUZALEM .Terror básico que pode agradar .

Por João Maia 


Sinopse da WEB
Duas garotas americanas em férias seguem um estudante de antropologia misterioso e bonito em uma viagem para Jerusalém. A festa é interrompida quando o trio é apanhado no meio de um apocalipse bíblico. Preso entre as antigas muralhas da cidade santa, os três viajantes devem sobreviver o tempo suficiente para encontrar uma saída quando a fúria do inferno é desencadeada sobre eles.

Comentário:

Embora e não goste muito de filmes com fotografia em primeira pessoa, Jeruzalem chegou a agradar. Com roteiro bem dentro do esperado de um filme de terror tradicional, esta produção conta com alguns detalhes diferentes, como os óculos que a protagonista usa. No mais é um enlatado que vai atender bem ao pessoal amante do estilo. Os efeitos são de boa qualidade e destaque para a direção de luz. Nota 7.

A BRUXA - Um drama de terror diferente .

Por João Maia 




Sinopse da WEB:
A Bruxa, com muitas cenas de suspense e horror, o filme A Bruxa é situado na Nova Inglaterra, no ano 1630, e é narrado pela jovem Thomasin (Anya Taylor-Joy). Após a mudança de sua família para a nova casa, coisas estranhas começam a acontecer: animais tornam-se malévolos, a plantação morre e uma criança desaparece aparentemente possuída por um espírito maligno. Desconfiados e paranoicos, os membros da família acusam a adolescente de praticar feitiçaria.

Comentário:


Este drama de terror e suspense sai da tradicional fatia do mercado dos enlatados aos quais estamos acostumados a ver. Com um enredo bem denso e atuação quase que teatral por parte dos protagonistas, o filme a Bruxa, para muitos pode ser meio monótono e sem graça. Com uma fotografia que fala por si só e em muitos momentos conta uma estória a parte, esta produção é ideal para aqueles que gostam do cinema por si só. Já para os amantes do terror comercial sugiro ficar distantes do filme, pois provavelmente vão se decepcionar. Nota 7.

O filme Mundo Cão - Nacional

Por João Maia 

Sinopse: Em 2007, antes de ser sancionada a lei que proíbe o sacrifício de animais abandonados, Santana (Babu Santana) é um funcionário do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo que trabalha recolhendo cães de rua. Certo dia ele captura um enorme cachorro raivoso cujo dono (Lázaro Ramos) só aparece para recuperá-lo dias depois, quando já é tarde demais. Irado, o homem culpa Santana pelo ocorrido e trama uma cruel vingança.


Comentário: Filme bom , com um final diferente , tem uma produção simples , mas bem eficiente . A trama se desenrola num único tom , que por sinal bem dramático ,o que não inviabiliza o seu conteúdo.O elenco está acima de qualquer suspeita . Nota 8
 

Nvidia GTX 1080 – A melhor opção das Super Placas de Vídeo para PC !

Por João Maia
Fonte: Nvidia

Para quem necessita de qualidade para jogar ou mesmo trabalhar no computador com gráficos , a nova linha de placas da NVIDIA GTX 1080 e a GTX 1070 podem ser a solução mais viável no quesito custo benefício.


A GTX 1080 terá seu preço por volta dos US$ 700,00 dólares americanos, enquanto o seu modelo menor a GTX 1070 ficará em torno dos US$ 500,00 dólares americanos . Os modelos similares dos concorrentes estão por volta dos US$1.000,00 Dólares Americanos.


As suas características  são ter mais de 2500 núcleos CUDA , importante para quem edita vídeo ou quer o máximo de resolução em jogos , 8 GB de memória tipo GDDR5X entre outros implementos .


Para os verdadeiros interessados , no site da NVIDIA você encontrará maiores informações .Seu lançamento está previsto para o dia 27 de Maio de 2016 no mercado Norte Americano. 

O Vídeo a seguir mostra mais alguns detalhes deste equipamento .

A Mãe das Placas Mãe ! Arrepiem-se Gamers !

Por João Maia
Fonte: ASUS

Na semana passada a conceituada ASUS , fabricante de hardware , anunciou sua nova linha de placas mãe , a ROG Strix - X99 .



Com desempenho para lá de atualizado , com características e uma  compatibilidade  dos sonhos para  qualquer usuário , essa nova linha promete muito.



As principais características dessa nova linha e ter soquete do tipo LGA 2011-3 já compatível com o nova linha de processadores i7 da série X , memória RAM DDR4 com ultra velocidade , sistemas especiais para refrigeração dos seus componentes , compatibilidade total com o uso de placas de vídeo em 4K – UHD ,  além de proporcionar um leque de opções para configurações mais ousadas por parte de seus usuários .



Agora só resta esperar para sabermos maiores detalhes sobre preço e sua disponibilidade no mercado mundial .Pois é o céu é o limite com essa nova linha de placas mãe da ASUS .

Madeira Transparente?

Por João Maia
Fonte: Geek Gadgets

Os cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, foram capazes de criar um método para deixar a madeira comum transparente.



O processo vai desde o cozimento , até o uso de substâncias químicas específicas para a retirada da LIGNINA, que é a substância que dar cor a madeira. O mais interessante é que esse processo permite usar a madeira no lugar do vidro, além de proporcionar maior resistência que o mesmo. Sua transparência fica por volta dos 85% e por hora só se consegue fazer lâminas de até 5 polegadas.



De qualquer forma já é um feito impressionante, mas se isso der certo, temos com certeza que pensar em como reflorestar as áreas de onde virá essa matéria prima, se não será mais um fator para prejudicar a natureza.