Pesquisar neste Blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Uma Apresentação de PowerPoint mal feita pode estragar todo o seu trabalho.

Por João Maia

Meninos e meninas, tomem muito cuidado ao tentar fazer uma apresentação importante no PowerPoint. Digo isso com clima de sala de aula da primeira série, por conta dos grandes absurdos que já vimos por ai.

 
Não adianta ter um português impecável, um conteúdo espetacular, muito bem pesquisado e explicado se o formato de sua apresentação é pouco atrativo e em muitas vezes até cansativo visualmente.


Por outro lado, não é porque você domina todos os efeitos, comandos e regras deste programa que isto  implicada na obtenção de bons resultados. Com certeza este é um dos maiores e mais comuns dos erros na hora de fazer uma apresentação ou na escolha de um template adequado.


A ação começa pela escolha da cor do plano de fundo. Muita gente não sabe ou não quer saber que a escala cromática tem um significado específico para cada cor. Por exemplo, alguns tons de cinza remetem a sujeira, certos tons de vermelho provocam dor de cabeça se expostos por um tempo e outros tons de cor podem provocar um relaxamento indesejado na hora de sua apresentação. Afinal, quem já não viu algumas pessoas cochilando em apresentações e culpado, o coitado ou coitada, por estar com falta de interesse no assunto e em muitas vezes foi o próprio apresentador que provocou essa sonolência.


Programação visual é uma arte, que vai muito além de conhecimentos técnicos. Hoje em uma boa apresentação tem que ser dinâmica, evitando espaços muito logos entre os slides, menos efeitos especiais que por muitas vezes transformam-se em “defeitos especiais” e o uso de cores adequadas ao tipo de assunto ou negócio a ser apresentado.


Dentro da tendência mundial, as apresentações de sucesso são no estilo clean, ou seja, bem simples e limpas, mas com uma programação visual atrativa que mantenha o foco de seu espectador na tela. Outro detalhe, observado em muitas ocasiões é que a apresentação fica com a função de ser o guia do palestrante. Sabe, aquelas cartelas que os apresentadores de programas de TV seguram na mão para não perder o roteiro. Na verdade, uma boa apresentação deve ser como um vídeo. A voz do apresentador fica de fundo, como uma locução e os slides são mostrados como se fosse as imagens dinâmicas e tudo flui no ritmo desejado. No caso de uma aula, onde a interatividade abre espaço para perguntas e esclarecimentos, o professor ou palestrante deve preocupar-se com a individualidade de cada item apresentado. Cada tópico deve aparecer de forma separada de acordo com o desenvolver do assunto. Em muitas ocasiões, percebi que as informações são jogas por inteiro em um único slide.  Isso resulta na leitura direta de todo conteúdo exibido, por parte dos alunos ou convidados. Essa ação involuntária, gera desvio de atenção por memória imediata de interesse.


Outro aspecto a ser ressaltado e quanto a inclusão de material audiovisual em apresentações.  É importante lembrar que os vídeos devem estar na mesma pasta do arquivo da apresentação. O PowerPoint estabelece um link por nome de cada vídeo e se o mesmo não estiver no diretório de sua criação, ele não vai abrir. Utilize sempre formatos de vídeos compatíveis com o seu sistema operacional de seu computador e atento as compressões a serem utilizadas. 


Muitas vezes a falta de um Codec de vídeo no computador da apresentação, resulta no funcionamento inadequado do vídeo, como também, na sua não exibição. Assim, um conhecimento básico sobre Codecs de vídeo é exigido para evitar embaraços ou perda de qualidade. A escolha da plataforma de vídeo adequada é fundamental para o tamanho do arquivo do mesmo. Usando a compressão correta, você mantém a qualidade do vídeo, ocupando muito menos espaço de HD, tornando o seu arquivo mais leve e fácil de ser exibido.




Se você já domina todos estes itens anteriores, parabéns; se não, procure alguém que saiba. Afinal existe uma gama de bons profissionais que podem fazer a sua apresentação com o custo adequado, oferecendo uma parcela de sucesso garantido ao seu trabalho, além de poupar-lhe tempo e dor de cabeça. Em caso de dúvidas faço o seu comentário ou entre em contato.

Nenhum comentário: