Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um novo mouse em forma de caneta !


Por João Maia
Consulta : Genius

Se você quer algo realmente diferente e deseja maior mobilidade , quando falamos de mouse , este modelo remodelado da Genius vai com certeza chamar a sua atenção .


Como uma maneira diferente de se usar um mouse, este produto tem capacidade de resolução de 400/800 e 1200 dpi  .  O Mouse Pen tem a mesma estrutura de três botões e inclui o botão de rolagem . Pressionado levemente sobre a superfície de apoio , que o fabricante garante que pode ser praticamente qualquer uma , você aciona o botão esquerdo . Já o botão direito fica no corpo do mesmo com fácil acesso . O sistema  de rolagem já fica em sua parte lateral .Sua alimentação é feita com uma única pilha do tamanho AAA  .Este  produto já está disponível no mercado norte americano e o preço informado é de 50 Dólares .

Uma caneta scanner no estilo de 007!

Por João Maia 
Consulta : Geek Gadgets 

A empresa Hammacher Schlemmer lançou o seu novo modelo e caneta scanner. Como o nome de Scanner Pen Sized este produto usa uma tecnologia aplicada bem interessante. 


O sistema possui uma lente com autofoco capaz de fazer uma varredura sobre superfícies e digitalizar imagens com resoluções de até 2048 x 1536. Além dessa boa qualidade possui um lazer que projeta um retângulo indicando a área de captura da imagem desejada. Se você  tem necessidade de fazer cópias de documentos e nem sempre está com um scanner a sua disposição esta é uma solução Hitec bem viável. Além de fazer cópias de documentos, este gadget possui sistema de gravação de voz e tem a capacidade de 1GB de armazenamento. A Scanner Pen Sized possui bateria recarregável e o seu preço, no mercado norte americano é de 125 Dólares.

O primeiro Smartphone totalmente transparente!


Por João Maia
Consulta: Geek Gadgets

A Polytron, empresa tailandesa, apresentou o seu primeiro modelo de Smartphone totalmente transparente.


Tendo apenas visíveis a parte de cartão de memória, câmera e conexão de carga, o resto deste aparelho é realmente transparente.  O projeto é baseado em lâminas de um vidro especial e tem uma interface de controle por tato.  Não se pode esperar grandes recursos deste Smartphone, mas o conceito com certeza é bem diferente. Embora muitos já tivessem pensado no assunto a Polytron o colocou em prática e o mesmo deve estar no mercado no fim de 2013. Até agora não se tem ideia de quanto este aparelho possa custar.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Robôs podem reciclar nosso lixo espacial .


Por João Maia
Consulta: Pop Sci

Hoje existem mais de 1.300 satélites artificias obsoletos que estão em órbita de nosso planeta. A onde o Homem vá sempre consegue poluir o ambiente , mesmo no espaço .


A solução atual é deixa-los ir para o espaço profundo ou esperar que os mesmos queimem em nossa atmosfera. Assim surge a ideia de construir robôs capazes de fazer concertos e reciclar componentes permitindo assim a reutilização destes satélites com um custo 10 vezes menor do que colocar um novo em órbita. Este tipo de conceito de reciclagem garante uma eficiência maior no aproveitamento da tecnologia como abre caminhos para a preservação do espaço em volta da Terra.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Óculos que faz a música vibrar em sua cabeça !


Por João Maia
Consulta: Engadget

Usando uma tecnologia conhecida há certo tempo este projeto teve início em 2011 e agora foi relançado para satisfazer os mais ávidos por tecnologia de som.


Na verdade este óculos,apresentado pelo Google  é dotado de um sistema de projeção de som indireto que faz vibrar os ossos de seu ouvido interno, transmitindo assim o som que  deseja-se  ouvir.  O sistema vibratório usa as áreas de seu nariz e as laterais de sua cabeça para fazer a transmissão indireta do som.  Supostamente, a qualidade deste sistema é superior ao das tradicionais capsulas de som usadas nos fones de ouvido.


Este aparato tecnológico deve estar no mercado por volta de outubro deste ano e não temos ainda uma ideia de seu valor final. Bom como é algo realmente diferente só experimentando para saber se cumpre o que promete.

Uma WEBCAM que voa?

Por João Maia 
Consulta : Geek Gadgets 

Esse é com certeza é um Gadget bem diferente e vai fazer sucesso entre seus amigos.


Na verdade a MeCam é um pequeno helicóptero dotado de uma câmera que é capaz de fazer gravações e emitir as imagens para seu Smartphone ou Tablet, sem o uso de controle remoto só comandos de voz.. Isso mesmo você pode manda-la subir, descer ou até mesmo segui-lo.


A MeCam segue o sinal de seu Smartphone e o campanha num voo suave e sem perder o foco e nem os detalhes da imagem a ser transmitida. E tudo isso pronto para compartilhar de forma fácil e direta com os principais sites de imagens e redes sociais . Para simplificar, o vídeo a seguir que está em inglês , explica melhor como a MeCam funciona .


Ela deve custar por volta de 50 Dólares e só vai estar no mercado, no ano de 2014. Ela possui entrada para cartão micro SD, além de conexões Bluetooth e WiFi que promete ser compatível com a maioria dos aparelhos no mercado. Agora é esperar mais um pouco para ter essa belezinha nas mãos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Você tem certeza que necessita de um Tablet?

Por João Maia

Pedra de Roseta. Quem sabe este não foi 
um dos primeiros Tablets do Mundo.
O nome Tablet já data de algum tempo. Se pensarmos simplesmente no conceito do formato a coisa pode ser milenar. Um exemplo disso é  a Pedra de Roseta, achado arqueológico importantíssimo para a história da humanidade.  

De início , nos anos 90 , o conceito era usado para uma ferramenta que tinha a função de substituir o mouse com mais precisão e o nome técnico utilizado para este tipo de Tablet é mesa digitalizadora .

Com um formato retangular e usando uma caneta digital, este aparelho é uma ferramenta muito importante para engenheiros como, por exemplo,  no uso do Autocad, programas de modelagem em  3D ( 3D Max,Maya,etc. ) e para desenhistas gráficos onde detalhes desenhados a mão livre ganhavam praticidade e acima de tudo precisão.


Mesa Digitalizadora. Uma forma de Tablet bastante útil para profissionais que necessitam desta ferramenta .
Assim o conceito de uma superfície plana do tamanho de uma pequena  folha de papel, conquistava  um lugar diferente, quando por volta de 2005, os primeiros conceitos do atual e tão cobiçado Tablet ganhavam forma. Desde então essa corrida nunca terminou. O mais ilustre deles é o iPad da Apple lançado em 2010. O sucesso deste Gadget superou até mesmo a meta de seus criadores e estimasse que hoje há  mais de 60 milhões deles espalhados pelo mundo.

Tablet. Necessário ou apenas modismo exibicionista?

Bom, mas para que serve o Tablet além de atender o desejo de consumo de adolescentes e de alguns marmanjos também. Não tem a capacidade de um Notebook ou Laptop, não proporciona armazenamento de dados para quem usa um computador normal e nem roda qualquer tipo de programa. Afinal para que serve este aparelho? Melhor perguntar, para quem serve . Na verdade destina-se  para quem trabalha com a Internet e necessita estar em conexão permanente como: Jornalistas, Blogueiros, Vendedores on-line e outros profissionais que tenham este tipo de perfil. Com certeza um bom Laptop tem a mesma função com muito mais recursos e o preço e quase o mesmo – em alguns casos, um Tablet de ponta, pode custar mais do que um bom computador portátil - mas o diferencial é na verdade a tela sensível ao toque que possibilita a versatilidade de comandos dos Smartphones num conceito bem maior de visualização com a facilidade de uso.  


Os Tablets podem ser úteis para profissionais que necessitam estar permanentemente conectados à WEB .
Resumindo, o Tablet fez sucesso por ser a extensão direta do uso do SmartPhones numa tela maior. Outro importante diferencial é facilidade de manuseio. Você pode usa-lo em qualquer lugar sem a necessidade de  uma mesa ou coloca-lo no colo como  no caso de um Laptop . Isso explica perfeitamente o porque do sucesso deles entre o público mais jovem . Afinal um adolescente hoje em dia não vive sem o seu Smartphone.



SmartPhone. Principal acessório de comunicação dos jovens da segunda década deste milênio .
Muitos dizem que na verdade os Tablets vieram para ajudar no uso de aplicativos da WEB no intuito de ser multiplicador e facilitador na divulgação de conteúdo : Livros Digitais, Revistas ,Manuais de equipamentos, músicas, vídeos e por final, não menos importante, como meio de comunicação, tal qual o seu primo antecessor o SmartPhone. 


Livro Digital. Uma evolução inevitável .
Mas a tecnologia para computadores portáteis também evoluiu. Hoje muitos modelos tem sua tela sensível ao toque, mais a mais pelo lançamento do Windows 8 que foi criado para atender a essa tecnologia. Outro dado importante é que os preços dos computadores portáteis caíram e sua capacidade de processamento aumentou. 


Os computadores portáteis também evoluíram  muito  neste período .
Eu ainda prefiro com certeza um Laptop com um processador i7 do que qualquer outro modelo de Tablet existente no mercado atual.  Assim um Tablet só deve ser comprado para quem realmente necessita de tal mobilidade e praticidade, caso contrário é apenas mais  um modismo sem  nenhum propósito.  Me desculpe os exibicionistas de plantão .