Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dicas de como fazer uma boa apresentação no Power Point.


Por João Maia

Muita gente usa o Power Point como principal meio para fazer apresentações corporativas, educacionais e até mesmo pessoais. Mas alguns erros comuns sempre são cometidos.

Desta forma vou dar algumas dicas básicas  importantes para se obter resultados eficientes em suas apresentações.

1-      Use sempre um fundo ou Background com tons e cores neutras.

2-      O desenho do fundo deve ser simples e evitar o uso de muitos detalhes que sempre poluem o visual de sua apresentação.

3-      Evite colocar fotografias ou imagens complexas no Background. Elas, no final, vão acabar chamando mais atenção do que o texto escrito que com certeza é o mais importante.

4-      Evite cores intensas - só se for estritamente necessário -  como vermelho, verde ou amarelo. Use sempre tons mais escuros como cinza, preto, azul escuro, etc.

5-      Não escreva demais nos slides. Isso  aumenta a duração de exibição. Além de tirar a dinâmica do trabalho, dificulta a leitura. Texto maior, letra menor, não se esqueça disso.

6-      Não use contrastes fortes entre a cor do texto e o fundo, como por exemplo, usar azul escuro com letras amarelas. Isso cansa a vista e provoca sonolência e como consequência perda da atenção em sua apresentação . O texto, se possível deve ser branco ou tons de cores suaves, mas com brilho de acordo com a cor usada no Background.

7-      Por favor. Não abuse dos efeitos de entrada e saída e muito menos dos efeitos de transição. Lembre-se, os efeitos tem um propósito e não devem ser usados aleatoriamente. O importante é o conteúdo e não os “enfeites” usados. Excesso de efeitos provoca perda de tempo, diminuição na atenção ao material principal como também dificulta a navegação comum entre os slides.

8-      O desenho ou como dizem o designer é muito importante. Uma boa combinação de fundo e letras podem fazer com certeza a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua apresentação. Se você não domina esta área, não invente. Fica melhor usar uma coisa básica e simples do que arriscar uma coisa mais complexa e ineficiente.

9-      Ao colocar um vídeo, verifique sempre a compatibilidade do mesmo com o player disponível no computador que vai fazer essa exibição. Use sempre arquivos compatíveis com o Windows como, por exemplo, os com terminação wmv. É importante sempre que você levar uma apresentação para outro computador que o vídeo esteja copiado na unidade de transporte da mesma como, por exemplo, um pendrive, DVD, etc. Se ele não estiver na unidade de transporte ou no computador que vai rodar a mesma, o vídeo não funcionará. 

    Outro detalhe importante é que quando usar resoluções mais altas ou sistemas de compressão diferentes certifique-se que o computador de exibição tenha os pacotes de codec de áudio é vídeo, necessários para a realização desta tarefa. Caso esteja faltando algum deles no computador de exibição a solução é simples. É só baixar um pacote de codec disponíveis na Web que seja compatível com o sistema operacional usado (Windows XP, Sete, Vista, etc.) e instalá-lo na maquina de exibição. Caso tenha dificuldade de entender isso ou mesmo total inexperiência com o assunto é melhor procurar alguém com um conhecimento básico de TI para ajuda-lo. Sempre é muito recomendado usar vídeos de baixa duração, no máximo 5 minutos. O vídeo é para dar dinamismo ao seu trabalho e não tirar o ritmo do mesmo; salvo em casos em que é vídeo seja a peça principal do trabalho.

10-   Evite o uso de trilhas sonoras e feitos de som. Isso com certeza prejudica a apresentação além de poder, em certos casos, até mesmo ridiculariza-la. Usar o som só quando for realmente necessário ou indispensável ,exemplo , apresentação de uma nova trilha sonora para uma campanha de Carnaval. Ai não tem jeito o som deve ser usado, pois é o propósito da apresentação. Se usar trilhas sonoras evite as cantadas, isso tira o foco do trabalho. Ao colocar sons lembres-se que os cuidados são os mesmos usados para o vídeo. O som deve ser compatível com o computador de exibição, como também, estar presente no mesmo ou na mídia de transporte.
]
Essas são algumas dicas básicas e se no final das contas você não tiver habilidade com o Power Point é só procurar profissionais especializados no assunto. 

O custo é baixo é você só tem a ganhar economizando tempo e garantindo  o sucesso de seu trabalho. 

Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo e-mail nativajoao@gmail.com ou pelo fones 81 – 3020.0536 ou 9259.1187 e terei o maior prazer em ajuda-lo. 

Abraços e até o próximo post.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bolha de sabão vira a tela de vídeo mais fina do mundo !

Por João Maia
Consulta : Pop Sci

Realmente é incrível o que esta equipe internacional pensou em fazer com uma simples bola de sabão . Com a capacidade de reproduzir imagens projetas, inclusive em 3D , este conceito com certeza pode transformar a forma de como podemos ver nossas imagens .


O sistema funciona com uma projeção de imagens através de Ultra Som que permite mudar a capacidade refletiva da superfície da bola . A mistura feita é diferente do que a tradicional bola de sabão . Ela proporciona uma resistência maior e ainda são adicionados coloides que são partículas que ficam em suspensão por toda a área onde a imagem vai ser projetada . O vídeo a seguir mostra mais detalhes de como este sistema funciona .


As implicações deste sistema abrem uma porta para novas tecnologias na área de projeções holográficas , além do baixo custo das mesmas . Bom isso com certeza é um passo inicial a um novo universo de possibilidades neste fantástico mundo HiTec.

Um Tablet de papel ou um papel que é um Tablet!?

Por João Maia
Consulta: Pop Sci

Com certeza as inovações tecnológicas estão andando a todo vapor. Esse novo conceito realmente trás a volta do papel com estilo, principalmente para aqueles que ainda sentem falta do mesmo.


Graças à tecnologia das telas de OLED e AMOLED, os displays ficaram cada vez mais finos e flexíveis possibilitando maior resolução com menor consumo de energia e espaço. Assim o pessoal da Queen University de Ontário, Canadá desenvolveram um sistema semelhante a um Tablet, mas com todas as características físicas e de manuseio de uma folha de papel. O vídeo a seguir que está em inglês, mostra mais detalhes sobre este produto .


Segundo os seus idealizadores, este sistema não foi desenvolvido para substituir os Tabletes e sim permitir uma forma mais real de interação entre com os sistemas virtuais.  No fim a ideia facilita a adaptação daqueles que ainda preferem ter uma folha de papel na mão sem abrir mão de todas as vantagens da convergência digital. Por enquanto a sua aparência é bem estranha e o equipamento ainda é ligado a muitos fios o que prejudica a sua mobilidade. Enquanto eles pesquisam uma bateria que seja da finura de uma folha de papel, aqui fica um conceito bem diferente para ser levado em consideração.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A maior tela, sensível ao toque, já fabricada !

Por João Maia

Consulta : CES 2013

Depois da criação do Surface pela Microsoft , muitos modelos semelhantes foram lançados no mercado . Mas este com certeza é o maior deles até agora .


A 3M se superou ao mostrar este monstro de 84 polegadas de tela sensível ao toque .Como sempre a CES deste ano foi o palco para apresentar esta maravilha. Com finalidades puramente comerciais , tal produto deve ser colocado em aeroportos, escolas , universidades  e grandes lojas . Com um provável custo elevado,  este produto não se destina ao usuário comum . 


A sua resolução chega aos incríveis 4k ,ou seja , 6.840 x 2.160. Também com uma tela dessa não poderia ser diferente . Assim  este Gadget  está na nova classe de aparelhos em UHD  – Ultra High Definition  .Pois é brinquedo muito caro para se ter em casa embora o seu preço final ainda não tenha sido anunciado.

O mais novo e HiTec Penico do Mundo!


Por João Maia
Consulta: CES 2013

Nem sei por que me impressiono ainda com as ideias que determinadas empresas têm com relação a lançamento de novas Gadgets no mercado.


Desta vez podemos afirmar que essa foi a primeira do ano com qualidade de ganhar o prêmio da mais diferente. A turma criou, de verdade, um penico plástico  que permite acoplar um Tablet,  no caso um iPad . Com desenho anatômico este produto custo por volta dos 40 Dólares, sem o iPad é claro.  Batizado de iPotty com certeza vai treinar o seu filho a fazer suas primeiras necessidades fisiológicas no melhor estilo. O propósito disso e manter a criança no penico por mais tempo dando assim uma oportunidade da tarefa lá atribuída ser completada com sucesso. Até que ele é bem bonitinho.


Uma coisa me intriga nunca vi nenhuma criança depois de sentadinha no penico sair fazendo coco ou xixi em pé. Tudo bem eu acho que é para mantê-la sentada depois do ato a fim de poder limpa-la, dever ser isso. A nova geração de pais e babás devem estar mesmo sem tempo. Nem dar para esperar uns cinco minutos até a criança acabar. Fazer o que né.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Minha Empresa necessita um Vídeo?


Por João Maia

Olha que já fiz muitas visitas a empresas aqui em Pernambuco. Grandes, médias, pequenas e sempre observei uma grande resistência por parte dos diretores, pessoal do RH e até do Departamento de Marketing em fazer peças audiovisuais.
Não entendo como não se pode sentir a necessidade em ter o verdadeiro valor do esforço, feito diariamente para manter a qualidade e desempenho, devidamente retratado para seus clientes, fornecedores e colaboradores, usando apenas uma simples produção de vídeo.
Até parece que estou explicando o óbvio em como ganhar tempo e por consequência dinheiro. 


Questão de custo não é com certeza. Hoje em dia com a disseminação das tecnologias digitais em Alta Resolução podemos produzir peças de qualidade direcionadas ao perfil de sua empresa com total eficiência e qualidade. Com apenas cinco minutos você pode mostrar um pequeno histórico da empresa, normas de segurança durante visita, além é claro de poder fazer um marketing direto e limpo aos seus clientes. A WEB, como ferramenta, possibilita a divulgação em locais onde está o seu público alvo com eficiência e privacidade, criando oportunidades no mercado que fica cada vez mais competitivo.


Lógico que um vídeo não é só para apresentações comerciais ou mesmo uma simples integração. Ele pode possibilitar treinamentos específicos com grande ganho de eficiência e tempo e uma diminuição de custo que com certeza vai compensar o seu investimento neste setor.


Se você tem em mente ou já pensou no assunto, procure uma empresa da área e solicite   uma vista inicial. Exponha a sua verdadeira necessidade e assim juntos poderão fazer um roteiro que se adeque a sua real necessidade com um custo dentro de seu orçamento.
Procure produtoras com experiência. Peça sempre para ver trabalhos já realizados. Verifique  a satisfação dos clientes que já usaram este serviço e acima de tudo sinta que este profissional passa confiança no que faz ou diz. Não pense que isso é uma simples modernização de sua empresa. Essa pratica já é bem antiga em muitas partes do mundo onde o sucesso empresarial  realmente é levado a sério.

Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo meu e-mail nativajoao@gmail.com ou pelos telefones 81 – 3020.0536 / 9259.1187. Até a próxima.