Pesquisar neste Blog

sábado, 5 de janeiro de 2013

Componente eletrônico revolucionário. O memristor!


Por João Maia
Consulta: HubPages, Wikipédia.

Bom, a lei de Moore diz que a cada dois anos os processadores de computador vão duplicar de potência e dessa forma já em 2020 iremos bater com a cara na parede, pois seremos simplesmente impedidos por conta de espaço físico mesmo.


O memresitor que já vem sendo desenvolvido desde 2008 nos laboratórios da HP e poderá ser a solução para quebrar esta barreira física e nos colocar num futuro promissor na tecnologia para super. - computadores e até quem sabe tornar real a expressão cérebro eletrônico ou como se diz por ai cérebro positrônico  nos meios  Ficção Científica .


Como um resistor é um meio passivo, o memresistor já tem outras propriedades que garante funções superiores como guardar em sua memória a ultima atividade realizada, mesmo depois de desligado. “O memristor é considerado o quarto componente eletrônico passivo. Da mesma forma que para o resistor, o capacitor e o indutor, a definição do memristor pode ser dada por variáveis fundamentais da Eletrônica, tais como corrente, tensão, carga elétrica e fluxo magnético.” (Wikipédia). Suas aplicações são inúmeras como aperfeiçoar memórias, fazer processadores muito mais rápidos do que os atuais, diminuir consumo de energia e temperatura e aplicações diretas na criação de novos neuro-chips.


Bem deixando os dados mais técnicos de lado, esta etapa da eletrônica vai com certeza mudar a vida de nossos computadores, dos Gadgets pelo mundo e a nós mesmos .


Transforme a sua TV num Tablet gigante!


Por João Maia
Consulta: The Gadget Show

Com tantas Smart TVs por ai temos mais uma engenhoca para poder gastar dinheiro. O Archos TV Connect e mais uma delas e pode ser usado em qualquer TV HD .


Vantagens, não vejo de imediato, mas como tem muita gente viciada em usar os Tabletes como seu principal meio de comunicação com o mundo, porque não levar isso a sua TV em casa. Com um sistema bem simples e um custo aproximado de 100 Dólares, este produto vai estar no mercado no próximo mês. Além das tradicionais operações usando a plataforma Android o Archos TV ainda possui um controle remoto com habilidade e teclado, mouse, Joystick entre outras. O sistema permite fazer conexão com o Kinect da Microsoft.



Vantagem, não sei não. Acho que hoje em dia o sistema original das Smart TVs já possuem recursos de sobra e com uma funcionalidade original e sistemas operacionais potentes, mas como tem gosto para tudo, tai mais uma novidade a ser levada em consideração.

Conheça o primeiro Tablet com TV Digital embutida!


Por João Maia

Embora alguns Xing-Ling. já tenham arriscado a ideia, o modelo novo da RCA Tablet Mobile TV trás essa vantagem em grande estilo.



Com o sistema operacional Android e tela de 8 polegadas, este Gadget será apresentado oficialmente na CES 2013 em Las Vegas que começa neste dia 8 de Janeiro. O grande diferencial é poder ter uma TV Móvel de boa qualidade em HD e uma Conexão Wi Fi bem estável para a sua navegação. Como disse isso realmente não é lá uma grande novidade. Tem muito GPS por ai que possui esta habilidade. Bem vamos esperar para saber mais sobre este novo produto que por hora não temos o valor de seu preço no mercado comum.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A Alpha 57 Sony pode gravar vídeos profissionais?

Por João Maia

Muita gente tem me perguntado qual câmera no formato DSLR é boa para gravação de vídeo.
Sem dúvidas a Canon e a Nikon estão no topo desta lista. Mas será que são as únicas DSLR que fazem boas gravações em vídeo? Bem na verdade não. Há pouco tempo testamos a linha Alpha da Sony, mas precisamente a Alpha 57 e os resultados foram acima da expectativa para uma câmera semiprofissional. Embora a qualidade das fotos seja mesmo a nível amador com todos os seus 16 MP ,o vídeo já fica em outro nível. Com o formato AVCHD Progessive II as imagens são realmente de qualidade FULL HD e com contraste e cor muito semelhantes aos melhores modelos do mercado.



Mesmo não sendo Full Frame que em termos de captação de imagens é muito importante para uma câmera profissional, as imagens gravadas por ela não são diferenciadas das geradas por uma 60 D Canon por exemplo. Fizemos um teste com iluminação natural de dia. Gravamos imagens com a 60D e com a Alpha 57. Editamos e depois, para quem não viu a edição, pedimos para diferenciar qual foi feita pela Alpha 57. Quem arriscou errou e muitos nem conseguiram ver a diferença.  Com certeza existem limitações na Linha Alpha, como por exemplo, a total falta de monitorização da gravação de áudio por microfone. Mas os testes  feitos mostram que qualidade de som, mesmo sendo automático é muito boa. A operação do menu é bem intuitiva, mas em alguns aspectos ela é um pouco mais complicada de operar que a 60D. Seu tempo de gravação contínua é de 29 minutos e o sistema aquece com facilidade dependo do ambiente que você está. Gravar com a 57 Alpha no sol em FULL HD pode levar a mesma a um aquecimento bem mais rápido e com isso ao eventual desligamento automático da mesma, depois de certo tempo. O bom que ela se recupera fácil e no seu visor mostra um ícone que indica a temperatura alta antes do desligamento automático de proteção. Mais leve e com uma ergometria melhor que a 60D a Alpha 57 mostrou ser valente.



Fizemos dois eventos longos, um casamento e um documentário e a sua qualidade, nos dois casos, superou alguns aspectos em relação a outras câmeras como, por exemplo, a AGHMC 80 da Panasonic e a Z5 da Sony. Além dessa vantagem inicial, ela usa para gravação cartão tipo SD classe 4 que por sinal funciona muito bem nesse modelo. Em contra partida as câmeras da linha Canon, por exemplo, usam a classe 8 ou 10 que são bem mais caros. Os arquivos em AVCHD são bem menores e muito mais fáceis de editar, principalmente para quem usa a plataforma do Premiere CS5 ou superior para edição sem prejudicar em nada a qualidade final da imagem. Quanto à qualidade das lentes que podem ser usadas por este modelo não fica atrás dos demais equipamentos DSLR do mercado. Além das lentes originais Sony, você pode comprar lentes da Linha Sigma G, Minolta AF e as famosas lentes Carl Zeiss.



O bom nessa estória toda é o seu custo. Com o KIT original de venda, dois cartões de 16GB classe 4 (você grava até 3 horas em FULL HD em cada cartão), para sol e mais uma bateria extra você vai gastar cerca de Três Mil e Duzentos Reais e ainda vem com três anos de garantia para os modelos comparados no Brasil.

Com certeza ela não é a solução definitiva e nem um achado milagroso, mas com um pouco de prática e em alguns casos uma pitada de paciência, você pode usar a Alpha 57 para captação profissional de vídeos sem passar vergonha.