Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um vidro,inteligente,multifuncional e autolimpante !?

Por João Maia 
Fonte: Rob Aid 

Um grupo de pesquisadores da MIT desenvolveu um vidro capaz de ser autolimpante e anti-reflexivo. Até ai nenhuma novidade. Existem opções no mercado que podem fazer isso com influencia da luz do Sol por processos de fotocatalização e hidrofobia. 

Nano cones a serviço dos vidros multifuncionais .
Neste caso, este vidro inteligente,usa uma  tecnologia aplicada  bem diferente e com certeza muitas vezes mais eficiente. A função inicial deste projeto e diminuir o custo de conservação e limpeza de grandes áreas cobertas por vidro como por exemplo, shoppings, centros culturais, museus, cento comercias, etc.Este processo usa a nano tecnologia como base para o seu funcionamento. Assim as funções hidrofóbicas são muito mais eficientes com a inclusão das funções anti-refletivas e anti-embaçantes.

A diferença é bem visível entre um vidro multifuncional e um vidro comum.
Embora, à primeira vista, esta camada de nano cones possa parecer bem frágil, quando vista por um microscópio, os cientistas garantem que a mesma pode resistir facilmente à ação do impacto de gotas de chuva, ventos fortes e luz solar abundante. No video a seguir que está em inglês, pode-se obter mais detalhes técnicos sobre este processo.

Postar um comentário