Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Será que você é um AnalfaTec?


Por João Maia 

Bem com as mudanças tecnológicas desde os anos 80, surgiram certos tipos de analfabetismo. O primeiro deles foi com o aparecimento da internet, acompanhado do  uso bem mais freqüente do computador que tornou-se uma ferramente importante em nosso dia a dia .
Internet . A revolução da evolução da humanidade
Nessa fase, os mais jovens, conseguiram se adaptar muito bem. No início houve certa resistência , entre os mais conservadores ,sobre essa novidade tecnológica e muita gente tornou-se , sem saber , um  "Analfabit" de primeira .
Como bem sabemos, na década seguinte um "Analfabit" não poderia mais existir no mundo, pois o uso do computador para trabalhar, estudar e até mesmo se relacionar, estava cada vez mais obrigatório. Então, como tudo na vida, houve uma corrida desenfreada para se fazer cursos e reciclagens para aperfeiçoar o uso do computador e facilitar a entrada no mundo digital. A inclusão digital é uma preocupação de nosso governo, como também, em todo mundo civilizado. Na existe emprego hoje em dia que não exija um conhecimento, nem que seja básico , para poder exerce-lo.
Inclusão Digital. Um direito de todos.
É, mas junto com tudo isso, a tecnologia aplicada ao nosso dia a dia não parou. No início dessa década começaram a surgir equipamentos domésticos cada vez mais sofisticados. E assim começa  uma nova classe de "analfas" os "AnalfaTecs". Os "Analfatecs" , são aqueles que embora possam estar até enquadrados no mundo digital da informática, desconhecem os recursos tecnológicos disponíveis nos Gadgets ao seu redor . Muita gente acha que ser bom na internet  ou fazer parte de qualquer grupo de TI , vai tira-lo da faixa do analfabetismo HiTec. Forno de micro ondas digital programável por voz , máquina de lavar com programação à distância, ar condicionado com controle inteligente e automático, sistema para conversar com suas plantas , robô babá e segurança ,Televisão 3D sem óculos ,ventilador sem pás  , torradeira falante , som WiFi 3D , são alguns exemplos de Gadgets que podem parecer estranhos, mas existem faz tempo e tem mais de um modelo disponível no mercado . 
Se você sabe o que é isso , com certeza não é um Analfatec.
Agora a coisa ficou tão intensa que para comprar uma TV nova, um celular, uma maquina de fotografar, um Bluray player, um micro computador ou mesmo um modelo novo de DVD, você tem que conhecer certas expressões que estão a sua vista e muitas vezes não se dá conta da importância de conhecê-las como por exemplo: BD, HDMI, DV, USB3, FIREWIRE2, 1080P, 1080I, DVI ,SATA2, FULLHD, HDTV, DIGITAL VIDEO, DVCAM, HDV, DUAL MÍDIA, FULL COMPACT, SETUPBOX, CCD, CMOS, LED, PLASMA, HDD,720p, FireWire DV/IN-OUT, LCD, 3D, WEBCAM, 4:3, 16:9, ULTRA HD ,SSD,LED,OLED,AMOLED, DSLR e muitas outras siglas e expressões que são muito importantes para a compra certa de seu equipamento digital, desde uma TV nova para ver sua novela, ao seu novo note book para fazer os seus trabalhos .
As vezes ser um Analfatec pode custar caro.
Sei que a maioria se preocupa mesmo só com o preço e as condições de pagamento e nem se dá conta que uma compra errada agora pode lhe custar muito no futuro. O seu novo equipamento pode ficar obsoleto mais rápido do que você possa imaginar ou até mesmo antes de terminar de paga-lo. O que mais me preocupou é que grande parte das pessoas , embora já tenham ouvido em comercias de TV ou revistas algumas dessas expressões,não  se preocuparam em saber o que são ou para que servem .
Ai veio às conseqüências : TV comprada a menos de dois meses que não atende a necessidade , computador que não serve para o trabalho que você queria e muitas outras aquisições erradas que vejo por ai todo dia .Dessa forma, tive a preocupação de criar um BLOG, com a finalidade de esclarecer tudo isso, numa linguagem simples e direta e a mantê-lo informado das novidades do mercado.

Aqui você encontra tudo sobre o mundo digital , novidades , explicações sobre equipamentos , significado de cada expressão relevante na hora da compra de sua TV , celular , computador ou player de sua escolha .
O melhor que tudo isso é de graça , sem inscrições , parcelas ou qualquer outra forma de pagamento . Afinal a WEB 2.0 está ai para isso , informar e compartilhar !
Então, você agora só vai ser um "ANALFATEC" se quiser.


Postar um comentário