Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O projeto 500 da IBM cria bateria mil vezes mais poderosa !

Por João Maia 
Fonte: Rob Aid 

O centro de pesquisa da IBM iniciou o seu projeto 500 que tem por finalidade desenvolver baterias muito mais eficientes usando neste processo o sistema de lítio-ar. Assim, num futuro próximo . um carro elétrico poderá fazer até 800 km com uma única carga.


Ao contrário do atual sistema usado de íons de lítio, o lítio-ar (Li-ar) tem maior densidade de energia, devido aos seus catodos serem mais leves e seu "combustível" principal ser o oxigênio. Em teoria, a bateria Li-ar pode guardar até 1.000 vezes mais energia do que a atual bateria de íons de lítio convencional.


Durante a descarga (de condução), o oxigênio do ar reage com os ións de lítio, formando o peróxido de lítio em uma matriz de carbono. Após a recarga, o oxigênio é devolvido à atmosfera e o lítio vai de volta para o ânodo da bateria. Embora os pesquisadores da IBM conseguissem com sucesso demonstrar a química fundamental do processo de carga e recarga para baterias Li-ar, eles também descobriram que as instabilidades químicas ocorridas durante este processo  com certeza podem limitar o tempo de vida útil destas baterias, enquanto as suas cargas e recargas forem mais freqüentes. Muitas outras empresas estão envolvidas nesse projeto e como sempre o tempo, a dedicação e a persistência destes pesquisadores trarão a luz uma solução final pára essa nova modalidade de bateria. Os teste inicias deveram ocorrer em 2013 e se pretende ter este novo sistema em escala industrial por volta de 2020. O vídeo a seguir que está em inglês, explica melhor como este sistema funciona. Confira!

Postar um comentário