Pesquisar neste Blog

domingo, 22 de abril de 2012

A fantástica revolução do modo de como assistir e fazer TV nos dias de hoje !


Por João Maia 

Olha eu mesmo fiquei surpreendido quando soube de uma pesquisa feita nos Estados Unidos que  mostra a crescente tendência das pessoas em  assistir TV em aparelhos portáteis, como por exemplo, o tablet ou mesmo smartphone.


Essas minúsculas telas ganham à preferência de cerca de 15% das pessoas que possuem esta tecnologia e gostam de estar sempre perto de uma TV.Isso em números entra na casa do milhão. O fato inicial que contribui com isso é a mobilidade, você pode desfrutar de sua TV onde quiser ou estiver. Outra coisa que impulsionou este processo foi à disponibilidade de banda larga de qualidade para estes aparelhos móveis. 


Aqui no Brasil, com as novas redes de banda larga disponíveis em nossas casas, o processo de se ver TV no computador, vem ganhando adeptos a uma velocidade incrível. As SamartTVs (aparelhos que já vem com sistema de conexão com a internet) estão ai para provar o seu sucesso. E se você não quiser ficar na frente de seu computador, já existe cabos e até mesmo sistemas de transmissão de imagens sem fio, para conectar todo este conteúdo ao seu TV Digital. Um conteúdo bem mais vasto do que a TV aberta e bem mais barato que a TV por assinatura . Essa tendência já vem mostrando mudanças entre as principais redes de TV que já estão disponibilizando o seu conteúdo, de forma paga ou gratuita, na WEB.


Com o advento do 4G, que em breve deve estar bem difundido no Brasil também, os portáteis vão ganhar mais qualidade, mobilidade e praticidade para reprodução de seu conteúdo favorito, da mesma forma que você o tem em seu computador de casa. Assim  o futuro das Web TVs já está garantido. Não é atoa que muitas das grandes corporações de mídia, já estão de olho nesse mercado. Já tem empresas por ai querendo limitar ou até mesmo criar regulamentações para evitar que as Web TVs possam ser criadas e utilizadas por pessoas comuns. Com certeza, a atual liberdade de poder postar, divulgar ou mesmo difundir as imagens geradas por nós, deixa as grandes corporações de orelha em pé. Afinal com um pouco de criatividade, bom senso e quase sem nenhum investimento, você pode ter um estação de TV em sua casa. Gradativamente a geração de conteúdo e a formação de opinião está saindo das mãos dos poderosos e indo direto para a mão do cidadão comum.


Isso com certeza vai gerar  muita polêmica e dar grandes  reviravoltas, pois o "coronelismo" da comunicação em nosso país, vai lutar com facas e dentes para poder dominar este setor. A briga vai ser feia, pois existe muita gente já fazendo conteúdo de qualidade na WEB, fora destas redes, que com certeza  está tirando a audiência das grandes redes de TV aberta, principalmente no Domingo.


Alguns, já prevêem que em 2014, mais de  20% dos usuários freqüentes de TV, já estarão conectados a rede, podendo assistir conteúdos segmentados a sua escolha e com qualidade HD. De antemão, está revolução tecnológica, já pode contar comigo e tenho certeza que aqui e em outros lugares do mundo, existe  pessoas solidárias a esta causa. Podemos contar com você também?
Postar um comentário