Pesquisar neste Blog

domingo, 16 de dezembro de 2012

Será que sua empresa é uma anamídia !?

Por João Maia


Com certeza você nunca ouviu falar da expressão anamídia, pois ela realmente foi criada por mim (até então não vi essa expressão ser usada em qualquer lugar e em recente pesquisa no Google, de que alguém já tenha feito uso da mesma). Seu significado é até simples . Do grego ana – afastamento, aversão, decomposição – e mídia – modelo ou sistema de divulgação ou difusão de material audiovisual, sonoro, escrito ou fotográfico com fins de propagação de uma idéia, ação ou campanha promocional / marketing.

Assim vamos ao que interessa; a sua empresa é anamídia? Para saber se sim ou não, apenas acompanhe o que vou falar logo em seguida. A utilização de material audiovisual numa empresa seja ela do tamanho que for é praticamente obrigatório nesse milênio. Do mesmo jeito que toda empresa tem uma marca ou logotipo a utilização de plataformas de vídeo para identificação da mesma  perante o mercado, clientes e colaboradores, é fundamental. Esta prática é bem comum nos mercados Americanos, Europeus e Asiáticos , pois o uso de sistemas audiovisuais na divulgação de ações  e idéias institucionais, não poderiam ser melhor representadas que não fosse por um vídeo profissionalmente realizado . 
Além da praticidade de podemos lidar com imagens, sons e textos num único veículo, um vídeo hoje em dia, graças ao uso obrigatório da Internet nas empresas, também se tornou fácil de ser divulgado e com um custo extremamente baixo .
Durante estes meus vinte e cinco anos de profissão, percebi que a grande maioria das empresas pouco se preocupam ter  um vídeo institucional, já que o mesmo não tem objetivos diretos de venda de produtos ou serviços. Ma só que todos esquecem é que  ele  é uma ferramenta fundamental para ajudar a empresa em todos os sentidos, além do comercial é claro.

Desta forma montei uma pequena lista que pode dizer se sua empresa é ou não uma anamídia.

1-      Para pequenas e médias empresas:
Uso de vídeo institucional tem a função e mostrar de onde a empresa veio, como ela está no mercado e onde ela pretende estar no futuro. Mostrar a sua capacidade de realização, tipo de mercado que atende e como ela pode ajudar aos seus futuros clientes em suas necessidades. Isso é válido para quem produz ou presta serviços.
Vídeos de treinamento. Fundamental para empresas que tem mais de cinqüenta funcionários e necessitam atualizar seus produtos e serviços, constantemente no mercado, para poder oferecer uma solução competitiva de qualidade e sustentabilidade comercial. Este material é de uso exclusivamente interno e define as metas que devem ser atingidas com a participação direta de seus colaboradores.
Vídeo comercial. Este já se refere ao uso direto de mídias com a finalidade de fazer divulgação comercial direta de algum produto ou serviço ao mercado, visualizando assim atingir o seu público alvo com total eficiência e proporcionando  resultados comercias positivos em curto espaço de tempo.

2-   Para médias e grandes empresas:
Além do vídeo institucional, treinamento e comercial, citamos:

Vídeo de integração.Este já tem como objetivo mostrar aos novos colaborados e visitantes o que a empresa representa no mercado, sua estrutura e como se deve proceder dentro da mesma, quanto as sua normas internas de segurança pessoal e do trabalho. Hoje em dia isso já é uma prática obrigatória em fábricas, centros de distribuição e de  logística.

Vídeo arquivo de eventos. Neste caso, a finalidade e possuir um banco de imagens para mostrar todas as ações realizadas na empresa como: resultados de campanhas internas os externas, participação de congressos, feiras ou exposições, festas e eventos corporativos, de forma a possuir um arquivo de informações audiovisuais para  o acompanhamento do desenvolvimento da empresa. Desta forma, se tem uma prova viva de todo o trabalho  e esforço  realizado para ser mostrada as gerações futuras e atuais de clientes e colaboradores.  Esta é uma base importante na estória institucional de sua empresa.

Agora, você empresário ou colaborador, responsável pelo desenvolvimento comercial de sua empresa, não possuir pelo menos um desses vídeos e não entender ou aceitar essa ideia, com certeza sua empresa é uma anamídia e pode estar perdendo uma grande fatia do mercado sem saber disso.

Por isso, nós da N’ativa Tecnologia Comunicação e Cultura, estamos aqui para mostrar a vocês, de maneira simples e direta a verdadeira necessidade do uso do sistema audiovisual para a sua empresa e como obter resultados imediatos e positivos com baixo custo e eficiência. 

Para isso é só entrar em contato nos fones: (81)  3020.0536 / 9259.1187 
Ah, não se preocupe essa consulta é de graça.
     
Postar um comentário