Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vídeo Institucional .A tecnologia a serviço de sua empresa!

Por João Maia 

A minha empresa necessita de um vídeo Institucional?


Essa é um pergunta, que alguns empresários, funcionários de Marketing ou mesmo do setor de RH, irão fazer quando necessitarem divulgar a sua empresa ou negócio.
Várias etapas devem ser analisadas antes de qualquer tipo de ação. Então vamos dar algumas dicas de como você deve proceder para que o seu vídeo institucional atinja todos os objetivos propostos. Sei que a postagem é grande , mas vale conferir se você estiver pensando no assunto .

Então vamos lá.

1-      O que é um Vídeo Institucional?

Para muitos é uma peça que pode ser usada em mídias alternativas, com o objetivo de  atender a determinado momento na empresa, onde a divulgação se faz necessária junto a clientes ou mesmo aos colaboradores, em determinado momento ou evento já programado dentro das atividades escolhidas. 
Pois é, não é isso que o vídeo Institucional tem como principal objetivo. A função básica de tal peça é na verdade, promover a sua empresa perante seus colaboradores, fornecedores e a sociedade em geral, de como ela realmente funciona,os objetivos atingidos e onde ela pretende estar num futuro próximo. Numa época onde a sustentabilidade, uso de tecnologia aplicada e oportunidade de negócios, são gritados aos quatro ventos e aliados ao uso comum e crescente de portáteis como: smartphones, tablets, celulares, laptops e computadores, fica bem claro de quem não fizer parte desse universo vai ficar fora das grandes oportunidades do mercado . A empresa, que usar esta ferramenta de forma adequada, vai sair na frente na conquista de novos clientes e se estabelecer de maneira sólida no mercado em geral.

2-      Qual o momento certo de se fazer um Vídeo Institucional?

Essa pergunta é fácil de ser respondida.  O momento é agora! Não tem por que estar esperando uma data ou alguma oportunidade. 
Você tem que entrar no mundo digital, o mais rápido possível. A internet é um veículo que já demonstrou ser de alta eficiência na divulgação de seus produtos e serviços. Afinal, ninguém mais usa a lista telefônica para encontrar o que deseja. Bem, ter um site ou até mesmo um Blog, com certeza é uma obrigação hoje me dia. Mas do que adianta ter tudo isso se a mensagem que você deseja passar, está fora do formato de uso que as pessoas estão acostumadas a ver? Vou usar umas fotografias bonitas da minha empresa no meu site ou blog e isso vai resolver tudo! Pois é, uma imagem vale por mil palavras, mas um vídeo, vale por um milhão de pensamentos! Então o agora, é à hora certa de mostrar como a sua empresa pensa em relação ao mercado e como ela pretende atender a todas as necessidades dos seus clientes atuais e futuros.

3-      A minha empresa é pequena e não vejo como isso pode me ajudar!

Ai que está o grande engano da maioria dos pequenos e médios empresários. A necessidade de um Vídeo Institucional e inversamente proporcional ao tamanho da sua empresa. 
Uma grande organização, com certeza já usa peças e vídeo e tem uma forte estrutura de marketing auxiliando a sua divulgação em todas as mídias necessárias, para se obter resultados positivos. Mas aqueles que não possuem tal estrutura e nem podem, por enquanto, fazer grandes investimentos nessa área, o Vídeo Institucional com certeza é uma opção lógica e eficiente para atender essa etapa .


4-      É, mas isso deve custar muito caro! E o meu custo benefício?

    Outro pensamento errado sobre este produto de divulgação. As mídias tradicionais, como rádio, televisão, jornais, revistas e outdoor, já provaram sua eficiência faz tempo. 
  Com certeza elas são os veículos que já ajudaram diretamente no sucesso de muitas empresas pelo mundo. Mas os custos, em sua grande maioria,  são elevados e nem todo mundo pode investir nesse setor em um curto espaço de tempo. Outro fator que deve ser levado em conta, é o tempo da campanha. Nessas mídias você determina o período da campanha, dentro de um pacote que diz quantas vezes o seu material vai ser exibido e o horário do mesmo. Pois é, a briga pelo horário nobre custa muito dinheiro!  Outro fator importante é o tempo da duração da peça criada. Normalmente quanto maior o tempo, para mídias audiovisuais ou o tamanho de seu anuncio, para mídias impressas, maior o seu custo final. Já no caso do Vídeo Institucional, você tem um espaço de tempo muito maior. Sua campanha pode durar até um ano e você pode exibi-la quantas vezes quiser, na hora que quiser e não vai pagar nada mais por isso. Afinal, seu cliente vai ter acesso 24 horas ao material produzido e pode vê-lo onde e quando quiser.

5-  Você me convenceu! O Vídeo Institucional é a solução dos meus problemas!

Muita calma nessa hora! Não é pelo motivo de uma ferramenta ser eficiente que o sucesso da mesma está garantido. Antes de tudo, a divulgação na WEB  entre os seus clientes atuais e futuros, deve ser bem planeja. 
Temos que achar o seu público alvo na rede e fazer campanhas para atingir o máximo de divulgação possível, sempre com o menor custo. Isso não é coisa do outro mundo e nem impossível. Com algumas simples atitudes, você poderá atingir essa eficiência em pouco tempo, aliado a um trabalho cuidadoso e permanente nessa divulgação. Pois é, sem trabalho duro e honesto, ninguém chega ao sucesso duradouro.  Milagres no campo comercial , realmente não existem e nem acredite em quem promete faze-los , Tudo isso depende de muita pesquisa , trabalho e bom senso .
Afinal você não chegou até aqui simplesmente por obra do acaso .

6-      Então, como faço para obter um bom Vídeo Institucional?

    A primeira coisa é pensar na empresa que vai produzir este vídeo.  Com certeza na sua cidade ou na capital de seu estado, devem existir inúmeros profissionais com a capacidade de ajudá-lo nessa tarefa.
   Mas algumas coisas devem ser levadas em consideração. Peça sempre um Portfólio da empresa antes de qualquer contrato. Assim você poderá ver a qualidade dos trabalhos realizados e quais empresas usam o serviço desta produtora de vídeo. Peça sempre orientação sobre qual formato você deve usar nessa produção. Isso é importante na hora de sua divulgação. De sugestões, mas aceite algumas também. Afinal você procurou estes profissionais para trazer soluções e não problemas. Tenha várias reuniões antes de fazer qualquer ação inicial para gravação das imagens .Crie um laço de confiança com produtora escolhida. Dê o máximo de informações possíveis sobre o assunto a ser tratado pelo vídeo e tenha em mãos , com todas essas etapas concluídas,   o roteiro final de seu Vídeo Institucional. Depois de tudo isso e claro do seu acerto financeiro , ai sim podemos começar a fazer  as gravações . Então chegamos finalmente à finalização do produto. Antes de divulgar o material, veja o resultado final várias vezes. Tenha certeza que está do jeito que você pensou. Faça as modificações necessárias, caso existam e  por fim, a divulgação para o mundo.

A N’ativa Tecnologia Comunicação e Cultura, conta com profissionais com mais  20 anos  de experiência  em todos os setores desta área. Desde a produção inicial do roteiro até a sua divulgação final. Entre em contado e teremos o maior prazer de percorrer, junto com você, o caminho do  sucesso deste Vídeo Institucional para a sua empresa, não importando o tamanho da mesma. Agora é pegar o telefone e ligar ou passar um e-mail . Estamos esperando a sua consulta .

Tecnologia,Comunicação e Cultura 
Fones: 81 - 3020.0536 / 3434.9745 / 9259.1187 / 8835.3534
e-mail : nativajoao@gmail.com / nativamariz@gmail.com
Pernambuco / Brasil 
Postar um comentário