Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Computadores Quânticos ! As super máquinas do futuro.

Por João Maia 
Fonte : Popsci

Quando falamos em alguma coisa quântica , ficamos imaginando ao complexo que exige, e muito , um grau elevado de conhecimento matemático . Pois é , nem só a matemática esta envolvida , a física , química , a mecânica e muitas outras cadeiras, fazem parte dessa “quântica “! toda .
Mas no Canadá , a empresa D Wayne Sistems , desenvolveu uma máquina , ou melhor um computador capaz de fazer cálculos a nível quântico.  Um processamento muito mais rápido do que a maioria dos super projetos existentes por ai . Esta máquina atingiu o seu potencial máximo em 84qubits.


Pois é , esse qubits , na verdade são a referência aos bits tradicionais das máquinas de computação , mas com uma diferença grande . Os qubits podem existir em dois lugares ao mesmo tempo , ou seja , um único qubits pode ser zero ou um ao mesmo tempo . Bom a explicação está nas leis da mecânica quântica e eu nem vou tentar explicar por aqui . Afinal não tenho a menor competência para isso .
O desenvolvimento de computadores quânticos já vem sendo pesquisado a mais de uma década , mas pelo visto , tal qual a qualquer tecnologia , vem dando passos bem largos . Assim quando a quântica chegar aos nossos equipamentos do dia a dia, vamos ter um marco na estória de nosso desenvolvimento tecnológico .

Nenhum comentário: