Pesquisar neste Blog

sábado, 17 de setembro de 2011

Rinocerontes tomam as ruas da Cidade de São Paulo !

Rinocerontes a solta pelas ruas de São PauloPor Roberto Mariz

image010.png

A partir do dia 20 de setembro São Paulo e mais 11 cidades brasileiras serão transformadas em savanas urbanas onde coloridos rinoceronte alegrarão a paisagem. É a “Rino Mania“, exposição a céu aberto, reunirá 60 peças criadas por artistas locais que ficarão expostas na capital paulista e mais 15 obras que comporão uma mostra itinerante.
Dentre os artistas que decorarão as peças estão Gabriel Gombossy, Alexandra Magrini, Binho Martins, Loro Verz e Luciana Assumpção. Depois, todas as obras serão leiloadas e a arrecadação será entregue a instituições que atuem em educação ambiental e preservação da vida selvagem.


Nas escolas
image011.png
Também será desenvolvido um grande projeto com 125 escolas em 11 cidades dos estados de SP, MG, RS e PE que trabalhará educação ambiental e artística com crianças de 7 a 10 anos de escolas públicas municipais. Esses alunos também decorarão 220 esculturas de filhotes de rinocerontes, que serão expostas nestas cidades e depois “adotadas” pelas escolas, onde permanecerão definitivamente.

Por que Rinocerontes?
O impacto que o animal causa aos olhos de quem o observa, as possibilidades que o corpo do rinoceronte oferece aos artistas, para executarem seus trabalhos de maneira livre e criativa, e o fato de ser uma espécie em extinção. São fatores totalmente alinhados à proposta de incentivar e disseminar a arte, além de alertar quanto a preservação das espécies ameaçadas.

Kipupa Malunguinho? O que significa isso !?


"O que significa Kipupa Malunguinho?" - Resposta.
Por Roberto Mariz



V Kipupa Malunguinho 2010. foto de Laila Santana..jpg




Dois Malunguinhos incorporados se confraternizando. Esse é o espírito do Kipupa. V Kipupa Malunguinho 2010. Foto de Laila Santana.

"O que significa Kipupa Malunguinho?"

 "O que significa Kipupa Malunguinho?". Por essa pergunta ser muito frequente, decidi postar esse texto para sanar todas as dúvidas sobre os termos em línguas africanas e sobre esse evento religioso e cultural que acontece em matas fechadas ao som da percussão da Jurema Sagrada. Boa leitura.

Para ser logo direto, Kipupa significa união, agregação de pessoas, associação de indivíduos em prol de algum objetivo. Este termo também dá nome a uma localidade no Parque Nacional De l'Upemba (reserva de floresta tropical), próxima a cidade de Bukama, na antiga província de Katanga ao sul da República Democrática do Congo, no centro-oeste da África, que se formou pela agregação de refugiados da guerra civil para formarem um gigante quilombo de esperança e reconstrução de sua liberdade e identidade.
Mapa.jpg
Observar no mapa, logo abaixo de Katanga o Lac Upemba, ao sul do país, proximidades do Parque Nacional De l'Upemba.

Mapa do Kipupa, R.D. do Kongo.JPG
Em vermelho a indicação do Google Maps na cidade Kipupa, na extensa área de preservação do Parque Nacional De l'Upemba. 


Malunguinho, vem do vocábulo Malungo que significa camarada, amigo, companheiro de bordo e de lutas. Estas duas palavras são pertencentes ao tronco lingüístico Kimbundo, língua falada em Angola, país de que vieram estes negros guerreiros. Malunguinho é o título dado aos líderes quilombolas pernambucanos que no século XIX fizeram ferver o Estado, em especial em toda Mata Norte, na luta por liberdade, reforma agrária e seus direitos. Este nome também é dado à Divindade patrona do culto da Jurema Sagrada, o Rei Malunguinho, que é caboclo, mestre e trunqueiro (Exú de jurema), tendo função essencial nessa religião de matriz indígena, praticada em especial no nordeste do Brasil.

Kipupa Malunguinho, portanto, significa a agregação de pessoas em torno dessa divindade e personágem da história negra e indígena de Pernambuco. Uma reunião de pensamentos em prol do fortalecimento e reconhecimento para a memória de nossos ancestrais que lutaram por nossa liberdade e pela perpetuação das tradições religiosas que herdamos.

Essa festa nasceu em 2006 do anseio do Quilombo Cultural Malunguinho, e da idéia de Alexandre L'Omi L'Odò (Eu. E quem pesquisou, pensou e deu o nome) e João Monteiro, em "resgatar" e dar visibilidade a nossas lideranças históricas negras/indígenas negadas pela historiografia oficial, a exemplo do líder negro Malunguinho e tantos outros, destacando o papel de Pernambuco nas lutas e resistência negra no Brasil. Determinamos o mês de Setembro para realização anual do evento em homenagem ao último líder do Quilombo do Catucá, o João Batista que teve sua data de morte comprovada a partir de documentos existentes no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano. Foi em 18 de setembro de 1835, oficialmente informada sua morte.
Também, graças as pesquisas do PhD. historiador Marcus J. M. de Carvalho, em especial ao seu importantíssimo livro e tese "Liberdade, rotinas e rupturas do escravismo - Recife, 1822-1850", publicado em 1998 pela Ed. Universitária da UFPE, que nos inspiramos para a escolha do local onde a festa deveria acontecer - nas matas do Engenho Pitanga II, atual Abreu e Lima, que no passado chamava-se Maricota em PE. Essa localidade foi um dos pontos mais importantes de resistência do Quilombo do Catucá, que se estendia por toda Mata Norte do Estado, chegando até a cidadezinha de Alhandra, hoje na Paraíba. Também, local do assassinato em emboscada cruel desse último líder quilombola. 



A partir da realização do I° Kipupa Malunguinho, ocorrido em setembro de 2006, um calendário permanente para comemorações e homenagens às lideranças negras históricas, foi fundando. A tradição do coco do Catucá, com a integração de diversos sacerdotes e sacerdotisas da Jurema e do candomblé, artistas, pesquisadores, políticos e estudiosos da cultura e das ciências humanas, além da comunidade onde acontece o vento, deu um novo fôlego aos movimentos, articulando inúmeras pessoas para pensar e vivenciar a cultura afro indígena pernambucana, com enfoque na valorização histórica desses personágens e divindades.
Em 2007, nossa articulação, conseguiu aprovar a lei 13.298/07, a Lei Estadual da Vivência e Prática da Cultura Afro Pernambucana, a Lei Malunguinho, idealizada pelo Quilombo Cultural Malunguinho com diversas outras entidades dos movimentos negros e culturais e, apresentada e aprovada pelo Deputado Isaltino Nascimento do PT, que institui no calendário oficial do Estado uma semana para atividades relacionadas à Maluguinho e a cultura que o cerca, em especial a Jurema.
Zé de Teté e Mestre Galo Preto. Kipupa Malunguinho. Foto de Laila Santana..jpg
Zé de Teté e Mestre Galo Preto, cantando juntos coco no V Kipupa Malunguinho, 2010. Foto de Laila Santana.

O coco, como rítmo, música e dança forte em todo o nordeste, e também referência como rítmo sagrado no culto da Jurema, tem papel fundamental em todo esse processo. É o coco que anima a festa, que faz todos celebrar, que ajuda a todas e todos a vivenciar essas memórias e ideologias. 
Assim, o objetivo do evento é manter viva a memória e história, além do imaginário que cerca toda essa cultura, construindo o sentimento de pertencimento e reconhecimento nacional a estes líderes negros e indígenas, através das discussões de temáticas sócios- educacionais,  culturais e religiosas, com a participação de toda comunidade, em especial os mestres e mestras da cultura tradicional e popular, pesquisadores (da academia ou não) e interessados, materializando em matas fechadas do antigo quilombo de Malunguinho uma possibilidade de imersão na experiência do corpo e espírito, através de debate, ritual (liturgia da Jurema) e o grande coco sagrado da mata, com mestres de renome como Mestre Galo Preto, Mestra Eliza do Coco, Mestre Ze de Teté, entre outros que tem na tradição cotidiana o contato com nossas matrizes fundadoras da identidade nacional.
Todo o evento é para homenagear e reconhecer Malunguinho, líder negro que elevou-se à divindade na Jurema Sagrada.
Todo roteiro da festa é feito para poder-se experienciar a vida daqueles negros e negras que ali (matas do engenho Pitanga II- Abreu e lima - Catucá) lutaram, viveram e morreram.Hoje, após seis anos de realização da Festa, o Kipupa virou o encontro nacional dos juremeiros e juremeiras, trazendo gente de diversas partes do país para entrar nas matas sagradas. 
O Kipupa Malunguinho, Coco na Mata do Catucá é uma festa/evento única no gênero. Nele o participante poderá conhecer parte de nossa história que não está nas escolas nem nos livros. Poderá brincar e vivenciar coletivamente a experiência de adentrar nas tradições menos acessíveis ao público, por serem na maioria religiosas/culturais.

O Mito da Jurema Sagrada .

Jurema Sagrada - Cultura Afro-Indígena

Por Roberto Mariz

juremaa0.jpgMuitas dúvidas pairam sobre o culto de Jurema Sagrada. Não se tem muitas informações disponíveis aos que não são iniciados e o tema ainda é pouco estudado.
A Jurema Sagrada é remanescente da tradição religiosa dos índios que habitavam o litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e no Sertão de Pernambuco e dos seus pajés, grandes conhecedores dos mistérios do além, plantas e dos animais. Depois da chegada dos africanos no Brasil, quando estes fugiam dos engenhos onde estavam escravizados, encontravam abrigo nas aldeias indígenas, e através desse contato, os africanos trocavam o que tinham de conhecimento religioso em comum com os índios. Por isso até hoje, os grandes Mestres J conhecidos, são sempre mestiços com sangue índio e negro. Os africanos contribuíram com o seu conhecimento sobre o culto dos mortos egun e das divindades da natureza os orixás voduns e inkices. Os índios, estes contribuíram com o conhecimento de invocações dos espíritos de antigos pajés e dos trabalhos realizados com os encantadosdas matas e dos rios. Daí a jurema se compor de duas grandes linhas de trabalho: a linha dos mestres de jurema e a linha dos encantados. (ver:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jurema_sagrada - acessado em 16 de setembro de 2011)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um dos mais Sofisticados Gabinetes de PC do Mundo!

Por João Maia 
Fonte : mnpctech

Sempre tem gente querendo dar um toque exclusivo aos seus objetos pessoais . Isso vai desde acessórios para seu carro e até mesmo no celular de seu uso diário. Mas agora , os gabinetes de computador, estão mais sofisticados . Os projetos "Steatholow" são cada vez mais populares entre aqueles que querem algo personalizado , mas com total qualidade funcional e durabilidade, acima de qualquer suspeita.


O projetista destas maravilhas o Waynio , descreve sem trabalho com uma obra de arte de alta tecnologia e que por sinal,  da muito trabalho para ser feita em seus mínimos detalhes . Tudo é confeccionado a mão e testado minuciosamente para a obtenção do melhor acabamento em alumínio especial  ,juntamente com a melhor tecnologia em ventilação e estilo de portabilidade do acessórios que serão usados em seu interior .


Pois é ,até difícil de acreditar que tudo isso possa ter sido feito a mão , como uma verdadeira escultura ou melhor , para mim , uma obra de arte tecnológica.


Com tantos detalhes e cuidados , este Case com certeza é o máximo em chame para aqueles que tem um estilo  mais conservador . 


Mas mesmo assim , eu que gosto de desenhos modernos e arrojados , este tipo de Gabinete  me atraiu com certeza . Sua funcionalidade projetada para a obtenção de menor ruído, maior ventilação e praticidade de manutenção , deixa este tipo de Gabinete bem a frente dos tradicionais "enfeitadinhos" que o mercado oferece .


Claro que o preço vai variar de acordo com os componentes escolhidos e de forma geral ,é algo feito sobre encomenda e não da para fazer uma média de preço a ser praticada. Cada caso é um caso .


Este é o tipo de Gabinete que deve ser escolhido pelo seu Arquiteto e não pelo seu Técnico em Informática. Bom uma coisa é bem verdade , com todo esse cuidado e trabalho envolvidos ,oferecendo assim uma qualidade impecável e tudo isso sobre medida , o preço desta jóia vai ser um pouco longe , pelo menos para mim , da realidade .

Quadro inteligente. Uma Sala de Aula bem mais Moderna .

Por João Maia 
Fonte : Gadgetwiki

A Sharp lançou seus novos modelos de Smart Board para serem usados em treinamentos , cursos ou até mesmo nas tradicionais salas de aula de nossas crianças . Tudo não passa de uma TV LCD FULL HD, com sistema de toque ou seja o famoso touch-screen .  Este equipamento chamado de i3Board tem um sistema de processamento bem diferente. Sua superfície pode reconhecer a ponta de seu dedo ou até mesmo de uma pequena régua e faze-los operar como um giz ou caneta e deixando seu usuário capaz de movimentos tão rápidos quanto os dos seus antecessores  .
Por enquanto,esta tecnologia vai ficar somente para os japoneses , mas a Sharp promete que vai coloca-la a venda em todo o mundo . Este é um exemplo bem concreto de interatividade e melhor didática, para nossos alunos de todas as idades. Afinal ter um quadro que poder ser , TV , Telão, Livro e até mesmo tela de um Computador, numa só unidade e num só lugar, é tudo de bom mesmo . Seu preço estimado ainda é um pouco caro ,por volta de US$ 7.000,00 , mas com certeza teremos uma redução de  preço, que possibilite a todos incorporar  essa tecnologia  a um melhor sistema de  educação .

Perigo!Perigo! O Robô de Perdidos no Espaço está a venda!

Por João Maia 
Fonte : Coolest-Gadgets

Para aqueles que tem mais de 45 anos de idade e tiveram uma infância normal , vão lembrar com certeza do seriado Perdidos no Espaço . Entre os personagens , os que mais chamavam a atenção era o Dr.Smith e o Robô , aquele que vivia dizendo "Perigo! - Perigo". Neste caso em especial, uma empresa europeia, desenvolveu uma cópia super realista do Robô desta série . Feita com material de extrema qualidade e com acabamento bem  detalhado , você poderá ter uma cópia , mais do que fiel ,deste famoso personagem da TV Mundial . E tem mais os modelos são de série limitada . Quem perdeu , vai ficar sem .

Este modelo também possui movimentos do corpo , cabeça e garras , tudo realizado por um controle remoto , diferente do robô original que na verdade tinha um traje interno onde seu operador podia faze-lo se movimentar. Pois é este brinquedinho tem um preço que não é brincadeira não . Por apenas 25.000 Euros você pode ter esta maravilha da sua sala de estar . Bem desculpe os fans da série , lembrando que eu também sou um , mas gastar mais de R$ 100.000,00 para ter este Robô , ele nó mínimo tinha que arrumar a casa .

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pernambuco Ganha um novo modelo de Mídia !

Por João Maia 

Em tempos difíceis e com a concorrência cada vez maior , as mídias alternativas vem tomando cada vez o espaço necessário para ajudar o desenvolvimento de empresas de todo o tamanho . A WEB é o exemplo mais simples e direto deste fenômeno . Bem até ai nada de novo , mas a equipe da N'ativa traz um produto diferenciado ou melhor um novo formato de mídia de divulgação de sua marca , campanha ou até mesmo no seu evento pessoal.


Confira e veja de perto mais detalhes sobre esta novidade.

A super novidade das Baterias Gelatinosas !

Por João Maia 
Fonte : Pocket-lint

A tecnologia em baterias está a todo vapor mesmo . Cada dia que passa encontramos novas soluções impressionantes , para deixa-las cada vez mais eficientes e menos poluentes . Este sistema de JELLY criado na Universidade norte americana de Leeds , tem como objetivo substituir as baterias de Lítio tradicionais . Assim eles pretendem oferecer uma bateria muito mais leve , com mais carga, maior durabilidade e com muito mais segurança .



"O gel polímero se parece com um filme sólido, mas na verdade ele contém cerca de 70 por cento de eletrólitos líquidos", explicou o autor principal do estudo, o professor Ian Ward.
Ainda esperando sua liberação pelos órgãos competentes deste setor no governo americano , este tipo de bateria vai com certeza mudar um pouco a perspectiva deste mercado. Pois é , muito mais eficiência e com o custo bem menor.

Impressora e Scanner 3D juntos. Novidade da HP .

Por João Maia 
Fonte : Geeky-Gadgets

Olha bem, é apenas um scanner 3D e não uma impressora 3D . Já esclarecida tal informação , vamos falar mais um pouco sobre a nova HP M 275. Com um desenho tradicional das impressoras desta marca , a primeira vista ela não demonstra ser mais do que uma simples jato de tinta - mas na verdade é a laser . O detalhe de seu braço articulado é que faz realmente a diferença. Capaz de  digitalizações de alta resolução em 2D a TopShot, assim chamada em seu nome de fantasia , proporciona detalhes excelentes em seus modelos 3D digitalizados .


Mas uma coisa deve ser esclarecida , na verdade esta impressora faz fotografias em vários ângulos , do mesmo objeto , oferecendo imagens que mostram  detalhes mais nítidos ,facilitando assim a apresentação do material em questão e oferecendo uma vsão 3D simples.  Na verdade ela não gera arquivos compatíveis com CAD ,3DMAX ,MAYA ou outros programas que tratam de modelagem profissional 3D . A topShot está cheia de conectividades para você compartilhar com todos na rede ou mesmo em casa . O preço médio desta impressora a laser é de US$ 400,00 no mercado norte americano.


Neste vídeo, postado em inglês no Youtube , mostra mais alguns detalhes sobre este modelo .

Pendrive Survivor - Rápido,seguro e a prova d'água !

Por João Maia 
Fonte: Geeky-Gadgets


A Corsair anunciou o lançamento de seu novo PenDrive Survivor . Esta linha,jé existente , oferece equipamentos com alto grau de resistência e acabamento impecável. Quase feitos para funcionarem num campo de batalha , este novo modelo , tem conexão em USB 3 de alta velocidade . Segundo a Corsair ele pode atingir o dobro da velocidade máxima comum de uma conexão USB3 .O modelo de 64GB tem a capacidade de leitura de 135MB/seg  e gravação de dados na velocidade de 83MB/seg. Este modelo também é totalmente compatível com entradas de USB2 e neste caso, ele pode chegar a ser até 4 vezes mais rápido do que os aparelhos que utilizam este tipo de conexão .


Outra característica interessante deste modelo é que o mesmo pode resistir até 200 metros de profundidade na água e ainda tem um estojo moldado em alumínio anodizado , o mesmo empregado para a fabricação de aeronaves. Além disso tudo, os detalhes  borracha anti-impacto dão o toque final no seu projeto de segurança total. Não consegui achar o preço real para esta unidade , mas acredito que já no final deste mês , o Survivor  deva estar no mercado comum norte americano .