Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Conferência em Nazaré da Mata (PE) Valoriza a Cultura!

Por Roberto Mariz 


III CONFERÊNCIA DO MOVIMENTO CANAVIALEDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
A terceira edição da Conferência será realizada em Nazaré da Mata e terá participação da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão.


O Movimento Canavial coloca mais uma vez sua rede em movimento e realiza a III Conferência com a presença dos diversos artistas, produtores, pontos de cultura, associações, empresas, sindicatos e gestores.
A Conferência acontece nesse Sábado, dia 03 de setembro entre de 09h00 as 17h00 na Moita do Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata.
Uma articulação da Associação Reviva, Pontão de Cultura Canavial, Pontos de Cultura Estrela de Ouro, Coco de Umbigada, Cinema de Animação, Engenho dos Maracatus, Poço Comprido e Cabras de Lampião.
Durante a conferência os participantes do Movimento vão elaborar propostas de projetos e suas prioridades para os próximos dois anos. Esses projetos serão articulados pelo Pontão de Cultura Canavial a única agência do Brasil voltado para Pontos de Cultura e grupos de cultura popular.
Esse ano a conferência terá a presença da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, do Gerente Regional Nordeste do Ministério da Cultura Fábio Lima e do Diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe Emanoel Soares.
Abrindo os trabalhos da manhã haverá uma palestra com Fábio Lima, Gerente da Regional do Ministério da Cultura com tema “A importância da Gerência do Ministério da Cultura para a política cultural”. Logo após a palestra serão apresentados os resultados dos projetos executados por produtores formados pelo Pontão de Cultura Canavial: “Crianças que Brincam os brinquedos do Canavial” da produtora Noelly Silveira; “Revivendo o Samba” de Thiago Laranjeiras e “Leitura no Ponto” de Wanessa Santos.
Fechando a manhã haverá a definição das propostas elaboradas pelos participantes da Conferência.
À tarde será aberta com apresentação do Projeto “Fábrica Canavial”, por Afonso Oliveira, produtor cultural e coordenador do Pontão de Cultura Canavial. A apresentação do projeto da “Mostra Canavial de Cinema” por Caio Dornelas produtor cultural e coordenador da mostra. Logo em seguida haverá a Palestra “Economia Criativa – Realidades e Desafios” com a Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão e a palestra “Funcultura e Pontos de Cultura” com Emanoel Soares de Lima, diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe.
O Pontão de Cultura Canavial é uma agência de projetos culturais e articula em rede diversos pontos de cultura e grupos culturais e funciona com sede no Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata, com a agência, hotel e restaurante para os grupos e pontos em atendimento. Em três anos de trabalho já aprovou para os participantes mais de 50 projetos em editais públicos e privados, numa soma de mais de 4 milhões de reais. Além da elaboração de projetos realiza uma capacitação profissional em produção cultural, utilizando o Método Canavial, durante 05 meses.
A realização da III Conferência do Movimento Canavial tem o patrocínio do Ministério da Cultura através dos convênios do Pontão de Cultura Canavial, Festival Canavial e do Prêmio Tuxaua concedido ao produtor cultural Afonso Oliveira.
Haverá as apresentações da Ciranda de Timbaúba e Maracatu Estrela de Tracunhém.
P R O G R A M A Ç Ã OCONFERÊNCIA MOVIMENTO CANAVIALEDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA 
Data: 03 de setembro de 2011
Hora: 09:00h as 17:00h
Local: Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata-PE
Coordenação dos trabalhos da manhã: Afonso Oliveira – Produtor Cultural09:00h – Abertura: Palestra “A importância da Gerência do Ministério da Cultura para a política cultural” com Fábio Lima – Gerente Regional Nordeste do Ministério da Cultura
09:30h - Apresentação dos resultados do projeto: “Crianças que Brincam os Brinquedos do Canavial” pela Produtora Cultural Noelly Silveira.
09:50h – Apresentação dos resultados do projeto: “Revivendo o Samba” pelo Produtor Cultural Thiago Laranjeiras.
10:10h – Apresentação dos resultados do projeto: “Leitura no Ponto” pela Produtora Cultural e Educadora Wanessa Santos.
10:30h – Palestra “Difusão Cultural nos Mercados Internacionais” com Andréa Ramos Coordenadora de TI e da Editora Associação Reviva.
10:50h às 11:10h – Apresentação de propostas.
11:30h às 12:00h – Aprovação das propostas
12:00h - Apresentação da Ciranda de Timbaúba
12:45h - Almoço 14:00h – Produtor Cultural Afonso Oliveira com a apresentação do projeto “Fábrica Canavial”.
14:30h – Apresentação do projeto “Mostra Canavial de Cinema” com Caio Dornelas – Produtor Cultural e Coordenador do Projeto.
15:00h – Palestra “Economia Criativa – Realidades e Desafios” com Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão
15:40h as 16:00h - Debates
16:00h – Palestra “Funcultura e Pontos de Cultura” com o Diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe Emanuel Soares de Lima.
16:40h as 17:00h - Debates
17:00h – Final Apresentação: Maracatu Estrela de Tracunhaém 
--
Roberto Azoubel,Assessor I Ministério da CulturaRepresentação Regional Nordeste I RRNERua do Bom Jesus, 237 I Bairro do RecifeCEP: 50030-170 I Recife - PE
(81) 31178444 / (81) 97293757

A Maior e Melhor TV HD 3D sem óculos do mundo! Até agora...

Por João Maia 
Fonte : Pocket-lint

Com certeza a Toshiba vem se preocupando com seus modelos de TVs 3D . Assim eles lançaram a 55ZL2 , o mais novo modelo de TV 3D que não necessita o uso de óculos para a sua visualização . Este sistema, com certeza é bem mais confortável que os demais em uso hoje em dia , mas seu principal problema , ainda é o conteúdo a ser assistido . Se nos tradicionais sistemas 3D , você já tem uma certa limitação , imagina num sistema onde se faz necessário um mídia play que é um computador, para gerar os cinco pontos de vistas necessários para esta aplicação . Ainda me pergunto qual a produtora de filmes que vai fazer tal investimento para a conversão de seus conteúdos para este sistema . Deixando este detalhe de lado , quem viu esta TV em funcionamento com certeza ficou bem impressionado com seu visual e desempenho.


Além de todo esta sofisticação tecnológica, a 55ZL2 tem a capacidade de rastreamento de rosto , melhor explicando , neste sistema como visto nos seus modelos antecessores , havia a necessidade de se posicionar o mais frontal possível da Tela da TV , já em relação a 55ZL2 , a mesma possui uma câmera na sua parte inferior que rastreia as pessoas que estão no ambiente e proporciona a cada uma delas, o máximo possível de qualidade de visualização da imagem 3D sem óculos .


Não podemos deixar de lembrar que a 55ZL2 tem capacidade de apresentação em imagens 2D de grande desempenho e ainda possui a resolução de 3480 x 2160 ou 4x FULL HD  .
Seu lançamento vai ficar para o mercado europeu por volta de Dezembro deste ano , mas sem ainda detalhes finais de preço ou quando mesma vai chegar ao novo mundo . Uma coisa em posso afirmar , o preço deve ser do tamanho da tecnologia aplicada .

O Melhor Mouse para Vídeo Game do Mundo.

Por João Maia 
Fonte : Squidoo

Sei que este post pode até causar certa polêmica sobre o assunto , mas os gringos elegeram o RAT9 como melhor mouse para vídeo Game do mundo. Com uma forma bem futurista e cheio de "pra-que-isso" este Gadget tem uma enorme quantidade de opções de controle e configuração de uso exclusivas para aqueles que são mais exigentes nessa área .

Com capacidade de formatação controlada ,ou seja , você é capaz de fazer regulagens de largura e tamanho para a sua melhor adequação ergométrica , como também fazer alterações nos comandos para o seu melhor rendimento durante a operação escolhida .
Este mouse não é novidade , ele foi lançado em Maio deste ano, na sua Versão RAT 7 e foi atualizado em Julho para a versão mais completa o RAT 9 .



Este mouse tem compatibilidade com todos os jogos que o usuário quiser desfrutar e ainda tem a possibilidade de mais de 1.300 , isso mesmo , 1.300 combinações de comandos específicas para atender a configuração de cada jogo de sua escolha . Seu acabamento é de boa qualidade e ainda vem num case , ou melhor , estojo de transporte , que como o pessoal diz por ai ,"muito estiloso". Um coisa me deixou até meio desconfiado . O preço desta "maravilha" tecnológica é de aproximadamente US$ 100,00. Pois é , eu até  achei barato para a quantidade de atividades que este mouse pode proporcionar . 


Claro que em nosso mercado ele vai custar bem mais caro. Sua compatibilidade atende as plataformas Mac e PC sem problemas e o "rato" ai é bem pequeno , cabe literalmente na palma da mão .

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Caixas de Som Pequenas com Qualidade Total !

Por João Maia 
Fonte : Audyssey

O fabricante jura que estas caixas tem um desenho muito bom , mas na verdade pelo mesmo para mim, elas são bem comuns e quase com um estilo meio retrô . Com acabamento de alta resistência e tecnologia de última geração , o conjunto destas caixas Audyssey com certeza atende os mais apurados ouvidos e possui compatibilidade com quase todos os Gadgets que se propõe a reproduzir arquivos de áudio e mesmo o som de seus vídeos favoritos .


Essas caixas tem alta potência e qualidade para reprodução de sons tanto de fontes analógicas como digitais.


Os graves são de extrema qualidade sem deixar de lado os médios e agudos onde o conjunto total proporciona um agradável som com o volume certo e profundidade sem esquecer os detalhes mais sutis do som que está sendo reproduzido .
O conjunto desas caixas tem o seu preço mercado norte americano por volta de US$ 250,00 . Não é barato, mas quem tem afirma que vale muito apena pela qualidade e potência das mesmas .

Câmera Super Espiã para o seu iPhone ou iPad !

Por João Maia
Fonte : Geeky-Gadgets

A imaginação do pessoal para criar Gadgets para o seu iPhone não para mesmo . Todo mês temos um porção de opções de todo tipo para completar o seu uso ou aumentar o mesmo, do seu amado e inseparável telefone .
Desta vez temos uma câmera espião sem fio é claro, que permite fazer imagens de outro ambiente e que possam ser monitorizadas pelo seu iPhone ou iPad . As aplicações são inúmeras , desde o uso como uma simples e eficiente babá-eletrônica , até o uso como uma indiscreta câmera escondida para fazer imagens no melhor estilo Big Brother .

A câmera Izon , além de ser pequena , ou seja cabe dentro de seu bolso , ela possuir giro para gravação e sensor de presença  , para você acompanhar melhor o movimento da pessoa dentro de um cômodo . Para os mais audaciosos você ainda pode compartilhar essas imagens na WEB sem problemas técnicos . Mas veja lá o que você vai postar para não criar outros tipos de problemas . Seu valor até é agradável , para quem realmente tem uma necessidade prática para isso . No mercado comum esta Izon custa por volta de US$ 130,00

Para aqueles que gostaram mesmo deste Gadgets temos um vídeo de demonstração portado no YouTube que pode esclarecer mais sobre a Izon Câmera .

Pilha que é mouse !?

Por João Maia 
Fonte : Geeky-Gadgets


Sem falar mal de ninguém , os Japoneses gostam mesmo de ter sobre suas mesas de trabalho um monte de tralhas , que nem sempre são tão simpáticas ou práticas. Venhamos e convenhamos , eu também já tive e tenho algumas dessas coisinhas não muito úteis mas agradáveis ao meu mal gosto temporário.
Seguindo esta linha , foi lançado no Japão um mouse no formato de uma pilha , dessas pilhas grandes, que quase não são mais usadas , pelo menos na frequência que eram, nos aparelhos portáteis ou mesmo em lanternas .




Este mouse a primeira vista pode ser considerado desconfortável e até mesmo ridículo, mas para quem testou , ele mostra um certo conforto em sua operação e ainda permite um descanso maior para seu braço e mão .
Este mouse também tem uma boa resolução de operação e ainda é seu fio , que no final não é lá nenhuma novidade .
Seu custo é até razoável , por volta de US$ 63,00 no mercado comum . Então se você gosta de tralhas diferentes , tá ai uma coisa que pode saciar o seu jeito extravagante ou inútil de comprar .



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Uma Cultura de Muitas Faces em Nosso Brasil !


Por: Roberto Mariz

Cultura Cotidiana 








Tenho a pele branca, assim como minha mãe, meu pai é mulato e pelo que vejo a minha avó (mãe de meu pai) lembra uma índia e meu avô, apesar da pele parda, tinha marcada na face sua negritude – Sou Brasileiro.
Lembro como se fosse hoje, quando vi pela primeira vez um Maracatu, lá no bairro de Casa Amarela onde nasci, na zona norte Recife, confesso que tive vontade de sair correndo tamanho o estrondo daqueles tambores, mas logo percebi que tinha algo naquele aglomerado de gente a dançar e naquela música que mexia no fundo da minha alma, vi que aquilo era parte de minha história, me identificava.

Com o passar do tempo outras faces de minha formação cultural revelou-se naquilo que eu comia, no que vestia, nos casarios, na forma de me expressar e para quem eu dedicava minhas orações.

Esse conjunto de informações se funde para formar nossa identidade nacional, brasileira. Num mundo globalizado cada vez é mais importante termos consciência do que nos diferencia enquanto nação e nos une como cidadãos do mundo.



NÓS SOMOS O MUNDO
WE ARE THE WORLD





Grafeno, o material mais forte do mundo, a serviço da tecnologia !

Por João Maia 
Fonte : T3


Pesquisado por americanos e ingleses , o Grafeno é o mais forte material do mundo com a espessura de um único átomo, o que o torna virtualmente bidimensional . Seria necessário se colocar mas de 12 toneladas de pressão num único ponto para poder fazê-lo romper.



Este material além de ter alta resistência ,mais duro do que a mais poderosa liga de aço especial , ainda pode ser útil na transformação de energia luminosa em energia elétrica . Assim, imagine as aplicações práticas na tecnologia referente a transmissão de dados . A Fibra Ótica que se cuide pois o Grafeno pode ser , num futuro próximo ,o seu mais poderoso substituto, com muito mais eficiência  e durabilidade .


Este material não é uma novidade de agora , suas pesquisas já foram até bem divulgadas desde o inicio do ano de 2008 , mas as suas aplicações na área da tecnologia de transmissão de dados estão se expandindo desde o início de 2011.

Agora que os cientistas ingleses foram capazes de combiná-lo com outras substâncias para torná-lo mais eficiente para coletar a luz  e converte-la em eletricidade. Uma descoberta que representa um passo enorme neste setor da tecnologia da informação entre outras aplicações. .

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O folguedo do Coco - Cultura Pernambucana !

Por: Roberto Mariz
Fonte: FUNDAJ / Wikipédia / Ponto de Cultura Farol da Vila do Coco



O Folguedo do Coco




Não existe uma unanimidade sobre qual o estado nordestino onde teria surgido o Coco, ficando Alagoas, Paraíba e Pernambuco como os prováveis donos do folguedo. Porém ele aparece com suas variações em quase todo o norte e nordeste, no litoral e no sertão.

Alguns pesquisadores, afirmam que o nome Coco teve origem no canto dos tiradores de coco, e que só depois se transformou em ritmo dançado, Outros dizem que o nome coco significa cabeça de onde vêm as letras das cantorias, muitas delas cantadas de improviso.
                                           
O Coco sofre influência africana e indígena. É uma dança de roda que de modo geral é acompanhada de cantorias onde os bailarinos executam um sapateado marcado, respondem o coco, trocam umbigadas entre si e com os pares vizinhos e batem palmas marcando o ritmo.

Suas variações são; coco-de-roda, coco-de-praia, coco-de-umbigada, coco-de-embolada, coco-do-sertão.
De modo geral os instrumentos utilizados no coco-de-roda são: ganzá, surdo (bombo ou alfaia), pandeiro e na marcado pelo repique dos tamancos no sapateado da dança. Na versão mais afro além dessa composição, utilizam-se atabaques (rum, rumpi e lé – grave/médio/agudo) e não se utiliza os tamancos. Na versão embolada, prevalece o pandeiro e o canto de improviso. 
Bandeiro                                                                               Ganzá                    Alfaia 
Alguns Artistas e Grupos de Pernambuco: Selma do Coco, Zeca do Rolete, Mestre Goitá Goitá, Mestre Ferrugem, Mestre Dié, Aurinha do Coco, Dona Cila, Dona Ana Lúcia, Coco do Pneu, Coco de Umbigada de Beth de Oxum, Dona Veia, Zezinho Valério, Zé Grandão, Coco Chinelo de Iaiá, Coco Raízes de Arcoverde, Coco do Amaro Branco, Grupo Fethxa (indígena de Águas Belas/PE) Coco Bongar, Caju e Castanha, Jacson do Pandeiro entre outros. Sim! Beberam na fonte Chico Sciense (Coco Dub – faixa 14 do CD Da Lama ao Caos), Alceu Valença, Silvério Pessoa, Lenine e outros.


Selma do Coco
Você pode curtir o coco-de-roda em vários locais, recomendo dois em Olinda:
Coco do Pneu - Amaro Branco Olinda – Último sábado de cada mês
Coco de Umbigada – Beco da Macaíba – Guadalupe/Olinda –Primeiro sábado de cada Mês

Veja na internet:
http://cocodepontezinha.blogspot.com/ - Ponto de Cultura Farol da Vila do Coco em Pontezinha – Cabo de Santo Agostinho/PE
http://sambadadecoco.blogspot.com/ - Ponto de Cultura Cococ-de-Umbigada – Olinda/PE
http://www.myspace.com/grupobongar - Grupo Bongar - Nação Xambá – Olinda/PE

Mídia Play FULL HD - Poderoso,Prático e Barato !

Por João Maia 
Fonte : Mashable

Com um custo de US$ 83,00 , você pode pensar que este ssitema não tem muito a oferecer . Mas se olhando mais de perto o Cristal Acoustics PICO HD5.1 é uma solução muito agradável . Com possibilidade de conexão com seu cartão SD / SDHC / MMC e possuindo saída HDMI e cabos de áudio coaxiais no formato 5.1 para o som o PICO HD5.1 pode se conectar a um HD externo - USB e reproduzir seu conteúdo para sua TV com qualidade FULL HD 10080p .



Assim , você grava seus vídeos favoritos na WEB , nos formatos mais tradicionais como: DivX , XviD,. AVI, M2TS, e WMV9, MPEG-1/2/4, . FLV e arquivos de áudio nos formatos FLAC, MP3,. OGG,. WMA e WAV e reproduzidos com toda a qualidade em sua TV HD através de sua entrada HDMI .

Então, baixo custo com qualidade total e praticidade de reprodução de quase todos os formatos que você usa o PICO HD 5.1 ainda vem com um controle remoto para facilitar a reprodução de seus arquivos .

Novo HD externo Sony para gravação de vídeos HDV !

Por João Maia
Fonte : Xcitefun

Com o preço médio de US$ de 120,00  , o HD PG5 da Sony lança a empresa num novo nicho de mercado . O seu lançamento oficial foi feito na Europa no mês passado ,chegando agora ao mercado comum .Sendo compatível com sistemas da própria Sony como TVs Bravia, PS3, Câmeras de vídeo e fotográficas ,entre  outros , o HD PG5 tem a capacidade de gravar vídeos no formato AVCHD e  armazenamento de 500GB . Este é o primeiro modelo da Sony com gravação de alta confiabilidade para dados voltados a arquivos de imagens  no status de HD externo.

Sua conexão e feita através de porta USB 3 , mas também é compatível com a USB 2 e tem total compatibilidade  com sistemas operacionais tradicionais no mercado . Este Gadget também pode se conectar com a sua filmadora de modelo SONY e descarregar seus arquivos de vídeo ou fotos . Muito leve e resistente este novo modelo de HD externo vai ser uma mão na roda para quem trabalha no formato AVCHD  e ainda pode contar com a qualidade indiscutível da Sony .

Placa de Captura em HDMI - Simples e Poderosa !

Por João Maia 
Fonte : Akihabaranews


Com uma plataforma  simples e de fácil adaptação ao seu conjunto de edição de imagens,  a Thankyo tem uma solução de captura de vídeos bem elegante para arquivos em Alta Resolução .  Com sistema de conexão  no formato PCI ,ela pode fazer muito usando o sistema  operacional de sua máquina, adequando a mesma  ao programa de edição de vídeo de seu uso . De início não podemos dizer e sua compatibilidade também é total com os sistemas OS para MAC , mas a primeira vista nada impedi este funcionamento . Com capacidade de resolução padrão em 1008i , a HDMV4UC é com certeza uma opção de baixo custo . 


Lançada no Japão  no primeiro trimestre deste ano , seu preço inicial foi de 12.800 Yen ou seja aproximadamente US$ 170,00 . Ainda não pude localizar um site de venda ou loja que tivesse este equipamento para pronta entrega , mas com certeza é um cartão que vou querer ver mais de perto , pois sua utilidade para quem trabalha com vídeos de alta resolução e extremamente importante.
A HDMV4UC já possui 4 portas de entrada HD , claro que no formato HDMI .
Mas é importante lembrar que  antes de comprar devemos ver bem de perto quais as suas limitações em relação a sistemas operacionais mais antigos .