Pesquisar neste Blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

É a Tampa do Quirrimboque..

Por: Roberto Mariz


Esta semana tive a notícia de que havia sido lançado o primeiro CD do mestre de coco-de-roda e griô Zeca do Rolete - Saibam da minha alegria.

Conheci o Seu Zeca numa sambada de coco-de-roda no bairro do Guadalupe em Olinda/PE. Naquela noite já haviam cantado alguns mestres e mestras e, confesso, estava com as pernas em frangalhos de tanto “coquear”, aquela altura havia me rendido a cadeira e a cerveja gelada. O anúncio do mestre Zeca do Rolete não me chamou a atenção, estava distraído com o papo na mesa onde tratávamos de resolver os problemas do mundo...Aí o tambor começou a bater e veio o verso - “Quero saber o que é / Eu quero saber o que é /É a tampa do quirrimboque/É um chifre de bode/ Com um bocado de rapé/.... A aquela batida de pulsação forte associado a rítmica poética e o carisma do seu Zeca me fizeram esquecer dos problemas do mundo, não resisti – caí na roda.


Terminei a noite dividindo copos com seu Zeca e voltamos para casa juntos, pois descobri que ele era meu vizinho, morava no bairro do Tururu em Paulista/PE. Daquele momento pra cá, estreitei a amizade com Seu Zeca e também com a sua família que o acompanha nas apresentações.As conversas com seu Zeca sempre me enchem de sabedoria. Suas vivências e histórias são carregadas de conhecimentos adquiridos nos seus 68 anos de vida e expresso em suas músicas, que relatam fatos de seu cotidiano observados por seu olhar crítico e ao mesmo tem inocente daquela criança que teima em não envelhecer.
Seu Zeca do Rolete é muito mais que um “Tampa de Crush” é um “Tampa de Quirrimboque” da cultura popular.

Parabéns Seu Zeca do Rolete, o CD está duca..!

Nenhum comentário: