Pesquisar neste Blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Conferência em Nazaré da Mata (PE) Valoriza a Cultura!

Por Roberto Mariz 


III CONFERÊNCIA DO MOVIMENTO CANAVIALEDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
A terceira edição da Conferência será realizada em Nazaré da Mata e terá participação da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão.


O Movimento Canavial coloca mais uma vez sua rede em movimento e realiza a III Conferência com a presença dos diversos artistas, produtores, pontos de cultura, associações, empresas, sindicatos e gestores.
A Conferência acontece nesse Sábado, dia 03 de setembro entre de 09h00 as 17h00 na Moita do Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata.
Uma articulação da Associação Reviva, Pontão de Cultura Canavial, Pontos de Cultura Estrela de Ouro, Coco de Umbigada, Cinema de Animação, Engenho dos Maracatus, Poço Comprido e Cabras de Lampião.
Durante a conferência os participantes do Movimento vão elaborar propostas de projetos e suas prioridades para os próximos dois anos. Esses projetos serão articulados pelo Pontão de Cultura Canavial a única agência do Brasil voltado para Pontos de Cultura e grupos de cultura popular.
Esse ano a conferência terá a presença da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, do Gerente Regional Nordeste do Ministério da Cultura Fábio Lima e do Diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe Emanoel Soares.
Abrindo os trabalhos da manhã haverá uma palestra com Fábio Lima, Gerente da Regional do Ministério da Cultura com tema “A importância da Gerência do Ministério da Cultura para a política cultural”. Logo após a palestra serão apresentados os resultados dos projetos executados por produtores formados pelo Pontão de Cultura Canavial: “Crianças que Brincam os brinquedos do Canavial” da produtora Noelly Silveira; “Revivendo o Samba” de Thiago Laranjeiras e “Leitura no Ponto” de Wanessa Santos.
Fechando a manhã haverá a definição das propostas elaboradas pelos participantes da Conferência.
À tarde será aberta com apresentação do Projeto “Fábrica Canavial”, por Afonso Oliveira, produtor cultural e coordenador do Pontão de Cultura Canavial. A apresentação do projeto da “Mostra Canavial de Cinema” por Caio Dornelas produtor cultural e coordenador da mostra. Logo em seguida haverá a Palestra “Economia Criativa – Realidades e Desafios” com a Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão e a palestra “Funcultura e Pontos de Cultura” com Emanoel Soares de Lima, diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe.
O Pontão de Cultura Canavial é uma agência de projetos culturais e articula em rede diversos pontos de cultura e grupos culturais e funciona com sede no Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata, com a agência, hotel e restaurante para os grupos e pontos em atendimento. Em três anos de trabalho já aprovou para os participantes mais de 50 projetos em editais públicos e privados, numa soma de mais de 4 milhões de reais. Além da elaboração de projetos realiza uma capacitação profissional em produção cultural, utilizando o Método Canavial, durante 05 meses.
A realização da III Conferência do Movimento Canavial tem o patrocínio do Ministério da Cultura através dos convênios do Pontão de Cultura Canavial, Festival Canavial e do Prêmio Tuxaua concedido ao produtor cultural Afonso Oliveira.
Haverá as apresentações da Ciranda de Timbaúba e Maracatu Estrela de Tracunhém.
P R O G R A M A Ç Ã OCONFERÊNCIA MOVIMENTO CANAVIALEDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA 
Data: 03 de setembro de 2011
Hora: 09:00h as 17:00h
Local: Engenho Santa Fé em Nazaré da Mata-PE
Coordenação dos trabalhos da manhã: Afonso Oliveira – Produtor Cultural09:00h – Abertura: Palestra “A importância da Gerência do Ministério da Cultura para a política cultural” com Fábio Lima – Gerente Regional Nordeste do Ministério da Cultura
09:30h - Apresentação dos resultados do projeto: “Crianças que Brincam os Brinquedos do Canavial” pela Produtora Cultural Noelly Silveira.
09:50h – Apresentação dos resultados do projeto: “Revivendo o Samba” pelo Produtor Cultural Thiago Laranjeiras.
10:10h – Apresentação dos resultados do projeto: “Leitura no Ponto” pela Produtora Cultural e Educadora Wanessa Santos.
10:30h – Palestra “Difusão Cultural nos Mercados Internacionais” com Andréa Ramos Coordenadora de TI e da Editora Associação Reviva.
10:50h às 11:10h – Apresentação de propostas.
11:30h às 12:00h – Aprovação das propostas
12:00h - Apresentação da Ciranda de Timbaúba
12:45h - Almoço 14:00h – Produtor Cultural Afonso Oliveira com a apresentação do projeto “Fábrica Canavial”.
14:30h – Apresentação do projeto “Mostra Canavial de Cinema” com Caio Dornelas – Produtor Cultural e Coordenador do Projeto.
15:00h – Palestra “Economia Criativa – Realidades e Desafios” com Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura Cláudia Leitão
15:40h as 16:00h - Debates
16:00h – Palestra “Funcultura e Pontos de Cultura” com o Diretor de Gestão do Funcultura/Fundarpe Emanuel Soares de Lima.
16:40h as 17:00h - Debates
17:00h – Final Apresentação: Maracatu Estrela de Tracunhaém 
--
Roberto Azoubel,Assessor I Ministério da CulturaRepresentação Regional Nordeste I RRNERua do Bom Jesus, 237 I Bairro do RecifeCEP: 50030-170 I Recife - PE
(81) 31178444 / (81) 97293757

Nenhum comentário: