Pesquisar neste Blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ULTRA HDTV - O futuro das imagens . CES 2011

Por João Maia 
Fonte : .The-en

Nem podemos nos acostumar com o HD em nossa casa que os engenheiros vem logo com algo que vai mudar nossa forma de ver TV ou assistir nosso filmes .
O HD ,ou seja os famosos 1920x1080 p ou i de acordo com o sistema usado , entraram em nosso mercado comum no início de 2010 . Até então tais equipamentos eram extremamente caros e inviáveis como visto no início de 2009 .






Logo que eu consegui comprar meu BluRay e minha TV HD ,os tecnólogos vem com um novo formato o UHD ou seja ULTRA HIGH DEFINITION .
Desde a CES de 2010 que se vem falando deste formato , mas na feira deste ano, alguns fabricantes como o LG e Panasonic mostram  protótipos deste novo sistema de resolução .




Bem ,no resta saber então, qual será os valores atribuídos ao UHD . Telas de 7680x4320 (8k) ou 3840x2160(4k) podem ser adotadas como exemplo . Com a criação dos sistemas de TVs OLED e AMOLED ,estas resoluções podem se adequar sem grandes problemas no futuro .


Podemos ficar tranqüilos como uma coisa , esse tipo de tecnologia vai levar pelo menos uns 10 anos para estar em sua sala , pois adaptar sistemas de reprodução de mídia , canais de TV ( abertos ou fechados ) e mídias da WEB ,vão demandar grandes investimentos . Um exemplo disso é muito simples.  Em muitas capitais brasileiras nem todos os canais abertos estão funcionando em HD . A grande maioria esta se adaptando ao sistema Digital , ou seja DTV , e para chegar ao formato HDTV é outro passo e vai levar um tempo ainda para tudo estar num padrão só .


 A previsão, dos mais otimistas , é que o lançamento do UHD deve ocorrer por volta de 2017 e entrar em vigor depois de 2022 ( na linha de canais de TV ) e esse pacote  vem com toda força também para o 3D e video games .


Para captação de imagens a câmera RED já faz isso em 4k com a taxa de 30 quadros por segundo . Já o BluRay pode ser uma opção , se modificado tecnicamente , para suportar tal resolução . Neste caso podemos supor que a base para esta tecnologia  já está pronta .


Agora e esperar por mais notícias e ver o que vem por ai .

Nenhum comentário: