Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SSD O SUBSTITUTO IDEAL PARA O HD DE SEU COMPUTADOR !

Por João Maia 
Fonte : http://www.hpcwire.com

Tem havido um grande interesse em uma tecnologia relativamente antiga: Drives de estado sólido (SSDs).

Os atuais drives flash são mais rápidos e mais baratos do que seus antecessores e é quase certo assumir um lugar dos antigos HDs. 

Então, o que é um SSD? A Wikipédia diz:

Um drive de estado sólido (SSD) é um dispositivo de armazenamento de dados que usa memória de estado sólido para armazenar dados persistentes. 
Um SSD emula uma interface de disco rígido, portanto, vai substitui-lo  facilmente  na maioria das aplicações.

A razão para o interesse renovado neste velha idéia se resume a dinheiro. A nova geração de SSDs esta sendo construída a partir de componentes de memória flash NAND, o tipo de memória não-volátil usado em tudo, por exemplo unidades de memória USB para câmeras e iPods.

Motivados pela procura no mercado de consumo, os preços dos SSD  caíram consideravelmente . Você pode ver esse efeito quando   comprar um PenDrive  de 4 GB por menos de R $ 40,00. ( Os de boa qualidade )
Apenas alguns anos atrás, essa quantidade de memória flash teria custado centenas de Reais .

Os SSDs baseados em Flash têm muitas vantagens inerentes sobre discos convencionais tornando-os mais  atraentes para os técnicos  de sistema.
 Além de ser mais compacto  e relativamente frio, não existem peças móveis e ao contrário de discos rígidos, os SSDs baseados em flash podem suportar entre 10 a 20 operações ao mesmo tempo, tornando-os dispositivos extremamente rápidos e eficientes .


Os SSDs oferecem também uma grande  economia de energia comparado aos tradicionais HDs  .
Parece ótimo, então vamos retirar todos os discos e substituí-los com SSDs, certo? Como se diz por ai “ Muita calma nessa hora! “


Primeiro de tudo o custo é um problema. Embora os SSDs baseados em flash são muito mais rápidos que os tradicionais HDs , são também duas vezes mais caro por GB  de armazenamento "

O jeito e esperar um pouco e ficar de olho nessa tecnologia que com certeza vai cair de preço a exemplo dos seus primos PenDrives .

Nenhum comentário: