Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

IMPRESSORA EM 3D ???

A nova impressora é capaz de criar objetos tridimensionais



Postagem retirada do Site http://tecnologia.bicodocorvo.com.br
Por José Neto.
Impressora de Objetos 3D
Impressora de Objetos 3D
Imagine desenhar um objeto no seu computador ou criar o protótipo de um produto. Para verificar como ficou a modelagem do produto, você decide imprimir uma cópia e verificar como ficou. Sim, isso mesmo, imprimir uma cópia do objeto modelado no computador.
Pois isso já é possível através das impressoras 3D. E não são só empresas ou cientistas que vão poder contar com essa impressora revolucionaria: usuários domésticos também poderão usar os recursos dessa super máquina, pois o primeiro modelo doméstico já foi lançado e o preço está ao alcance de muitas pessoas: 1300 reais.
A primeira impressora doméstica deste tipo chama CupCake. O preço citado acima não inclui os impostos – e como a impressora deve ser importada para o Brasil, os impostos não são poucos.
Para chegar a este preço convidativo, os fabricantes enviam a impressora desmontada para o cliente. Para clientes que não possuam habilidade para desenhar modelos no computador, o site da empresa disponibiliza modelos que podem ser baixados para a impressora – e os usuários podem desenvolver seus próprios modelos e compartilhá-los no site.

Como funciona

Máquina
Máquina
A máquina é capaz de imprimir objetos de plástico com dimensões de no máximo 10x10x30 cm, e demora cerca de 12 minutos para terminar de imprimir um objeto.

1)

O primeiro passo é obter um modelo para impressão. Este modelo pode ser obtido em sites de modelos 3D, ou então desenhados pelo usuário em algum programa específico para este fim. Uma outra opção é utilizar um scanner de objetos em 3D – neste caso, é possível digitalizar um objeto e criar uma réplica impressa dele.

2)

Ao invés de tinta a máquina utiliza fios de plástico tipo ABS (utilizado em brinquedos infantis como Lego). Ao começar a impressão de um objeto, a máquina derrete o plástico para que ele fique maleável e possa ser “impresso”.

3)

Objeto
Objeto
A pasta do plástico derretido vai sendo impressa. A plataforma inferior vai se movimentando, para que o plástico caia nos lugares marcados pela impressão. O objeto demora 12 minutos para ser completamente impresso, pois o plástico vai sendo depositado na plataforma camada a camada, até confeccionar o objeto completamente.

4)

Depois que o objeto é todo impresso o usuário não pode utilizá-lo imediatamente. Como o plástico foi impresso quente, é necessário esperar um tempo até ele secar completamente. Geralmente o tempo é curto e não passa de dois minutos até que o produto possa ser utilizado.
Com esta máquina é possível fabricar brinquedos e até utensílios domésticos, como saboneteiras e porta-canetas.
Por enquanto apenas 600 unidades foram vendidas, mas a tendência é que a impressora 3D se popularize e cada vez mais pessoas consigam fabricar seus próprios objetos personalizados.

Um comentário:

Giba disse...

A utilidade de uma impressora deste tipo é ilimitada.
Basta agora saber se o refil do plastico de impressão não terá um preço proíbitivo.
Um grande abraço
Giba