Pesquisar neste Blog

quinta-feira, 3 de junho de 2010

MELHOR CÂMERA USB DO MUNDO ?

Análise da webcam VTrex 120fps

por: Gerson Henrique Diesel


Deixar um comentário Faz alguns meses que adquiri uma webcam para testar um software de multitoque, o CCV (Community Core Vision), que para seu pleno funcionamento, exigia uma camera de alto FPS.
Procurando pela web, me deparei com o anúncio de uma webcam de 120fps! Adquiri a mesma pensando que seria a ideal para o meu projeto. Contudo, após testes, percebi que esta câmera é de ATÉ 120fps! Ou seja, ela PODE atingir 120fps dependendo das condições do ambiente e sua luminosidade. Após preparar a câmera para capturar somente infra-vermelho, consegui somente 18fps em média. Um custo muito alto de fps. Além disto, os 120fps só são alcançados com a resolução mais baixa. Quanto maior a resolução, menos FPS.
Isto se deve ao fato de esta câmera possuir o recurso AUTO EXPOSURE (exposição automática), que ajusta automaticamente a qualidade da imagem de acordo com a quantidade de luz do ambiente. Este ajuste automático custa vários FPS, ou seja, para manter a imagem com uma qualidade boa em baixas condições de luminosidade, ela necessita baixar os FPS. Pena que só fui descobrir isto após me deparar com o problema, mas pesquisa é para isto mesmo.
Infelizmente, nesta câmera, não é possível desabilitar este recurso. Nas configurações da câmera no windows a caixa referente à exposição automática fica desabilitada (cinza escuro) e no Linux (sim, esta câmera funciona no Linux), o comando para desabilitar o auto exposure retorna um erro.
Existem outras câmeras que possuem o FPS fixo, e a possibilidade de desabilitar o recurso de exposição automática. Uma delas é a Philips SPC900NC, que possui 90fps, e é utilizada inclusive para observação astronômica.
Mas para quem ainda planeja adquirir esta webcam para uso trivial (videochat, conferência, youtube, etc…) pode ser uma boa opção. Por isto deixo aqui um review e algumas imagens da câmera.

Características:
•A Webcam possui uma base/clip grande podendo ser apoiada na mesa ou então "clipada" na tela do notebook ou em uma tela de LCD.
•Possui 4 leds brancos que auxiliam na iluminação do ambiente, ligados através de um interruptor localizado atrás da câmera.
•Gira 360 graus horizontais em sua base.
•Funciona em Windows e Linux.
•O chip da webcam é um SUNPLUS SPCA2000A.
•Acompanha software de efeitos especiais. Este programa se diz composto de +4000 efeitos especiais. Mas não se engane, este número é alcançado com combinações de efeitos. Por exemplo: olhos + cabelo + fundo + outros efeitos.
• Possui microfone embutido.
•Conexão USB e P2 para o microfone.

fonte: http://www.gersondiesel.com.br/2010/02/16/analise-da-webcam-vtrex-120fps/comment-page-1/

Nenhum comentário: